O prefeito Rogério sancionou o Projeto de Lei que garante a doação de uma área localizada no Goiânia 2 para o Corpo de Bombeiros, nesta quinta-feira (4/1). O espaço será utilizado para a expansão da academia da corporação, onde serão instaladas 10 oficinas de especialização de perícia em incêndios e salvamentos diversos. O modelo de ensino utilizado será o mesmo dos Estados Unidos e é inédito no país.
“Fico muito feliz em poder ajudar a fazer com que o Corpo de Bombeiros cresça, se desenvolva, se especialize cada vez mais. Nós firmamos vários acordos e convênios com instituições de segurança. Nós temos trabalhado bastante para que a nossa segurança pública em Goiânia seja, de fato, reconhecida, não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, afirmou o prefeito Rogério.
O prefeito também ressaltou o papel de destaque que a Capital tem obtido em diversas áreas. “O meu maior prazer e minha maior alegria é poder saber que, em todo o nosso Brasil, Goiânia tem sido referência em vários pontos. Na segurança já é uma referência. No meio-ambiente nós somos a Capital mais verde do Brasil e a segunda mais verde do mundo. Nós somos a primeira Capital com maior acervo de Art Déco do Brasil, e também a segunda do mundo, só perdemos para Miami. Então, nós estamos trabalhando para que possamos ser aquilo que Goiânia merece ser: a melhor Capital do Brasil”, disse.
O projeto sancionado é de autoria da Prefeitura e foi aprovado pela Câmara Municipal de Goiânia. A área fica próxima ao Comando da Academia e Ensino do Corpo de Bombeiros Militar (CAEBM), também instalada no bairro. Segundo o coronel Washington Luiz Vaz Júnior, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, o modelo que será implantado no espaço foi definido após uma visita a Miami, nos Estados Unidos, e é único no país.
“Nós fomos no ano passado a Miami, buscamos algumas ferramentas importantes para colocar lá. São 10 oficinas inovadoras. Oficinas que são necessárias para treinamento de perícia de incêndio, de treinamento para salvamentos diversos. Nós vamos melhorar a qualidade do nosso profissional. Sete estados realizam o treinamento de oficiais dentro da Academia do Corpo de Bombeiros de Goiás. Isso com estrutura mínima. Imagine agora com essa estrutura, com esse modelo técnico, com centro de ensino”, explicou o coronel.
O coronel Washington também destacou a importância da parceria com o município e o apoio do prefeito Rogério à instituição. “Eu gostaria de falar dessa gratidão ao prefeito Rogério Cruz. Esse grande gestor que Goiânia ganhou. É um presente para a Capital. E como o governador Ronaldo Caiado é para Segurança Pública no Estado, o senhor é para o município de Goiânia. O senhor é o prefeito da Segurança Pública, isso eu não tenho medo de errar”, afirmou.
O vereador Cabo Senna, que foi o relator da proposta durante a tramitação na Câmara Municipal, recordou que outra área também foi destinada ao Corpo de Bombeiros durante a atual gestão. “O prefeito Rogério não fez a doação apenas dessa área. Ele fez de uma outra área, da qual também fui relator. Então, o prefeito vem fazendo a diferença para o Corpo de Bombeiros. São áreas importantes, áreas essas que vão permitir descentralizar o Corpo de Bombeiros. Isso vai facilitar o atendimento das ocorrências na Capital”, disse.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia