Três Ranchos: Haroldinho Calaça Coelho participa de entrevista em Tv Web e demostra conhecimento e preparo na vida pública

Por Milkylenne Cardoso
16 Min Read

A Rádio e TV Interativa está realizando rodadas de entrevistas com os prefeitáveis de toda região, através do Jornal Interativa, apresentado pelos comunicadores: Marlon Ferreira e Guilherme Pereira. E na última semana recebeu como entrevistado o vice-prefeito Haroldo Calaça Coelho – Haroldinho (UB), da cidade de Três Ranchos.

Na abertura, durante a apresentação o apresentador Marlon ressaltou: “Tenho o prazer em conhecer o lado pessoal e profissional desse grande gestor público que é também um grande ser humano, chamado Haroldo Calaça, que é carinhosamente conhecido por todos como Haroldinho. Falo para todo mundo que o coração do Haroldinho é do tamanho de Três Ranchos!”.

A primeira pergunta foi direcionada as peculiaridades do município, e com destreza o vice-prefeito pontuou:”O principal patrimônio que temos é o nosso povo. Temos uma população que, além de muito batalhadora, é extremamente acolhedora. E precisamos fazer valer essa potencialidade que é nossa gente! E a primeira coisa é todos entenderem que Três Ranchos tem como sua principal potencialidade o turismo. E fico fiz porque é notório que as pessoas estão entendendo isso e se unindo em prol de usar esse potencial para o desenvolvimento da cidade, com isso, vêm o crescimento da economia, junto a geração de emprego e melhorar na qualidade de vida da população. E tenho orgulho em ser vice dessa gestão do prefeito Dr. Hugo Deleon de Carvalho Costa, por tudo que vêm fazendo, e que, trabalhou com maestria para criar a conscientização das pessoas nesse objetivo do desenvolvimento do Turismo para transformar a realidade da cidade. E junto a gestão executiva, destacar o trabalho dos vereadores que estão sempre apoiando os projetos em benefício da nossa cidade e da bossa gente!”.

E acrescentou ainda sobre a indagação, o vice-prefeito, em relação a educação como uma grande potencialidade que vem sendo construída através da atual gestão da pasta liderada pela professora Andreia Carrijo e os investimentos feitos através do prefeito: “Poderia apontar vários pontos positivos em todas as pastas da gestão, mas para representar todas elas, temos a Educação. Em Três Ranchos, o prefeito, verdadeiramente, tem feito grandes e importantes investimentos na melhoria continua na educação, com um sistema de ensino que é referência no estado de Goiás. E o reflexo positivo desse investimento e que estamos tendo é: em 5° lugar no IDEB do estado, vários prêmios e uma equipe diferenciada que é motivada e motiva os alunos!”.

Em relação a arrecadação do município, pontuou ele: “O município tem como fonte de renda, a arrecadação municipal, o FPM que é repassado pelo Governo Federal, uma pequena parcela da CEMIG da produção de energia, girando em torno de R$ 1 milhão e 500 mil. Ressaltando que os royaltys, uma vez que o lago cheio, gera menos produção de energia, cai a arrecadação. Mas, em contra partida, fomentou muito o nosso turismo.

Outro ponto sobre a arrecadação levantado pelo gestor foram as parcerias e emendas destinadas através dos representantes parlamentares: “Tivemos durante muitos anos, importantes emendas de deputados, como do ex-deputado federal Lucas Virgílio (SD), que destinou grandes emendas utilizadas na parte da drenagem, construção de praças e a reforma do ginásio, entre outros. Alguns recursos que vem destinado a áreas direcionadas, então é importante destacar as parcerias, ter alguém que goste da cidade, um deputado estadual, federal se eles confiarem que o que eles estão investindo vai de fato virar um benefício para a população

Ainda sobre investimentos apresentou outros pontos importantes no desenvolvimento da cidade, realizada pela gestão municipal: “O prefeito conseguiu realizar obras de drenagens pluviais, sendo que muitas delas realizadas com recursos próprios, assim como infraestrutura da entrada da cidade que está sendo toda transformada. Até pouco tempo se achava que uma cidade como Três Ranchos, com pouca arrecadação, não poderia realizar obras como essas com recursos dos cofres municipais e está em fase de licitação a implantação de câmeras em toda cidade. Mas, através de todo o comprometimento e responsabilidade do nosso prefeito que, com uma gestão responsável, é possível!”.

Um problema existente na maioria dos pequenos municípios é quanto ao descarte dos lixos, sendo que a maioria, ainda não atende as normas sanitárias. Se há projetos nesse sentido, o vice prefeito colocou que estudos estão sendo feito para a construção de um consórcio entre os municípios de Três Ranchos e Ouvidor:

“A mesma empresa que criaram o projeto do CIMOSU, um consórcio constituído pelos municípios de Nova Aurora, Cumari, Anhanguera e Goiandira, estão articulando conosco, nos municiando de todas as informações para que nós possamos resolver esse problema grave que temos, sedo ele a construção e o funcionamento do aterro sanitário ou controlado. Temos uma área autorizado pelo órgão de Meio Ambiente do estado e logo os dois municípios estarão trabalhando unidos para que esse projeto será, em breve, viabilizado. E vamos estar inaugurando essa importante conquista para os dois municípios!”.

O município tem uma das Câmaras mais harmoniosas do estado. E sobre esse cenário, enaltece: “Nossa Câmara de Vereadores é um exemplo de comprometimento com a população. Sempre que precisam aprovar projetos para a melhoria da nossa gente, inclusive, todos os projetos voltados ao turismo. Tínhamos quando o Hugo e eu fomos eleitos, sete vereadores e depois ainda tivemos a alegria da chegada ao grupo de outro grande vereador que o Divano Pereira Mundim (MDB), sendo que, apenas um vereador se denomina oposição a gestão!”.

Em relação ao comentário do comentarista sobre a posição do vereador de oposição e algumas posturas por ele tomadas, Haroldinho foi categórico: “Tem que haver sim, oposição! E ela é saudável, assim como tem que haver debate, afinal, ninguém é 100% certo. Mas a oposição tem que ser responsável! Não adianta ser oposição, apenas por ser oposição. Não tem que ficar apenas olhando o que é ruim e ficar criticando tudo. Ela tem que ter uma linha de responsabilidade, tem que participar do que está sendo bom e mostrar isso também. Queríamos que a oposição acompanhasse tantos trabalhos importantes que são realizados para ver o que está sendo feito de bom e deixar o palanque apenas para a época da eleição. E como eles tem deputado, ao invés de leva-lo para criticar nossa cidade, que peça a ele emenda para ajudar, contribuir de forma positiva com a comunidade, com a população. Os deputados estaduais: Henrique Cesar e Gustavo Sebba, não foram apoiados por nos na última eleição, mas destinaram emendas. Acho que é dessa forma que se desenvolve, os poderes se respeitando!”.

Carnaval

A cidade do Lago Azul, será, sem dúvida, um dos principais destinos brasileiros dos foliões para o feriadão de carnaval. E Haroldinho informa pontos importantes que já estão sendo trabalhados: “Teremos um dos maiores carnavais do país! A expectativa é que a cidade receba 60 mil pessoas durante o feriado. Isso é maravilhoso, no entanto, isso traz muitos pontos a serem trabalhados de forma diferenciada. Já quero aqui, parabenizar o prefeito Hugo e o secretário Agnaldo que vêm trabalhando há mais de um mês nesse sentido junto com toda equipe. Nesse sentido dessa expectativa, o prefeito já falou com o governador Ronaldo Caiado (UB), para que possamos fazer uma parceria grande com a Polícia Militar e também teremos seguranças particulares. Na parte da Saúde teremos uma formação de uma equipe específica, um cronograma foi criado pela secretária Michele, onde atuaram médicos, enfermeiros, ambulâncias durante 24 horas. Outra preocupação que temos é quanto a manutenção da limpeza e para isso, também está sendo montada uma equipe para atender. Assim está sendo estudada a programação da Prainha para atender melhor todos os turistas e o tráfego de pessoas e veículos também terão equipes, e dessa forma, nossa população sairá ganhando em todos os campos!”.

Um dos grandes atrativos para o carnaval, será o “Três Ranchos Fest Folia” e sobre a participação da Prefeitura nessa parte, ele informa: “Foi enviado e aprovado pela Câmara de Vereadores, uma lei para o patrocínio no valor de R$ 300 mil e a cessão do estádio. Dentro desse aporte financeiro, foi firmado uma contrapartida, onde a população e Três Ranchos, terá ingressos em valores especiais. E claro a economia da cidade será movimentada gerando além de oportunidade de negócios para os empresários, comerciantes e empreendedores, geração de emprego e renda”.

Quando o assunto passou a ser eleições e pré-candidatura, Haroldinho foi perguntado sobre como surgiu o desejo de servir através da vida pública, Haroldinho relembrou: “Comecei na política muito cedo! Desde a adolescência sempre participava das ações junto ao meu tio Eurípedes (ex-deputado estadual e ex-prefeito de Catalão) e da tia Janete (ex-prefeita de Três Ranchos) e gostava de ver como eles se realizavam em poder ajudar as pessoas. E, aos 24 anos, e bem mais engajado, lembro que na legislatura da Câmara de Vereadores, todos os vereadores eram mais experientes, de mais idade, e entendi que, naquele momento, seria importante ter a juventude também ali representada. E foi essa a minha bandeira representar a juventude na política, até usei esse slogan “Juventude na Câmara”. E, foi muito bom porque nessa mesma eleição, o Hugo também candidatou e torci muito para que nós dois ganhássemos. E ganhamos! Desde essa época nós temos muita afinidade de pensamentos. A minha história com o Hugo é conjunta!”.

Haroldinho também apresentou através de seu histórico de trabalho prestado na vida pública alguns cargos relevantes que ocupou na vida pública: Na gestão do então prefeito Rolvander Pereira Wanderley, tive a oportunidade de me tornar seu Chefe de Gabinete e agregado a esse cargo, também assumi a gestão de mais três secretarias importantes: Agricultura, Habitação e Obras, recebendo apenas por uma. E foi muito importante, porque aprendi muito!

Entre os feitos nessas pastas, ele dissertou: “colamos em prática, um projeto de criação de peixes, chegando a produzir, por mês, 30 toneladas de tilápia; criamos também a lavoura comunitária e criamos a “Festa do Milho”; criamos um projeto também para aumentar a produção de leite, o “Projeto Balde Cheio” e conseguimos que muitas propriedades conseguissem ter esse aumento. Já na Secretaria de Obras, destaco que foram construídas 22 casas em parceria da gestão junto a AGEHAB, no bairro Boa Vista e 10 casas com a parceria do Governo Federal, no setor Airton Senna; construção da Creche que leva o nome Joseane que era minha esposa(in memoria), mãe da Isabela; construção da quadra ao lado da Creche e construímos, nessa época fomos na Agehab, o Rolvander começou e o Hugo terminou. E também com a parceria com a AGETOP, conseguimos realizar 90% na cidade foi pavimentada e isso me deu muita bagagem me fez aprender sobre o funcionamento da máquina pública”.

Em relação a colocação de que já teria abrindo mão em outros momentos de ser o prefeito Haroldinho, disse: “Não abri mão, apenas existia o Rolvander, o Hugo que, naquele momento, estavam melhores, mais preparados que eu, E, a gente não pode ser um prefeito apenas por vaidade, por egoísmo. Quero ser prefeito, tenho o sonho de ser prefeito da minha cidade, mas, acima de qualquer vaidade, deve estra o respeito pelas pessoas, pela cidade, pela nossa história, a história de nossa família. É poder contribuir com o processo da forma que você possa fazer o melhor. Temos que ter esse compromisso e essa seriedade, com a consciência de que: a política é um órgão transformador. Estou vendo as pesquisas, ouvindo a população, confinado em Deus que, na vontade dele, no momento certo, tudo acontece como tem que ser. Porque como diz o ditado: nunca se pode passar o carro à frente dos bois!”.

Muitos nomes giram em como pré-candidatos a vice-prefeito, para a chapa majoritária, e, sobre como será a escolha do vice, assim como as chapas de vereadores, ele salienta: “Vamos definir muita coisa após o carnaval, agora o foco principal é o carnaval, por tudo que envolve, esse que é um dos mais importantes eventos na nossa cidade e será o maior do estado! Tenho um grupo de pessoas e eu não decido nada sozinho, sou de grupo, o que está definido é que o União Brasil terá candidatos e meu nome está como pré-candidato, assim como os vereadores estão aguardando a janela para que possam decidir qual o melhor partido, vamos ter duas chapas fortes, nos melhores partido para os candidatos, eles vão opinar o que será melhor para cada um deles!”.

E finalizou enfatizando: “Agradeço muito, muito ao grupo do qual faço parte e a todos da nossa população que me param na rua, me ligam, mandam mensagens de carinho e apoio ao nosso projeto. Sempre pedi a Deus que quando fosse o meu momento que eu tivesse que passar por cima de ninguém, para realizar meus projetos e sonhos. E graças a Ele tenho sido muito feliz nessa construção do nosso projeto nesse ano!”.



Fonte: sdnews.com.br

Share This Article