Termina sem acordo reunião de líderes com relator do projeto sobre ‘taxação das blusinhas’ | Política

Por Milkylenne Cardoso
3 Min Read

A reunião de líderes com o relator do projeto que estabelece o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), Rodrigo Cunha (Podemos-AL), terminou sem acordo sobre o trecho que trata da taxação de 20% de compras internacionais de até US$ 50. Como não houve consenso, a expectativa agora é que o parecer de Cunha, que exclui a taxação, seja votado nesta quarta-feira (5), em plenário, sem modificações.

  • Leia mais:
  • Senado adia votação do projeto do Mover e da ‘taxa das blusinhas’
  • Governo foi surpreendido com retirada da ‘taxa das blusinhas’ de projeto

As sugestões de governistas e da oposição deverão ser analisadas separadamente por meio de destaques.

“A história ainda não terminou. Na minha opinião, o acordo [pela manutenção da taxação] não será rompido, aguardem o próximo capítulo”, disse Jaques Wagner (PT-MG) depois do encontro de líderes. “Minha expectativa é não cair [a taxação]”, acrescentou em outro momento.

Jaques buscou deixar claro que o governo não teve participação na redação final do relatório de Cunha, que desagradou especialmente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O líder do governo no Senado disse que havia entendimento entre senadores de manter o texto aprovado pelos deputados, o que acabou sendo descumprido por Rodrigo Cunha. “O governo não rompeu nenhum acordo, porque não orientou que retirasse [a taxação]”, reforçou.

Senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A taxação foi incluída e aprovada pelos deputados na semana como parte de um acordo para garantir competitividade com a produção nacional. Se os senadores aprovarem a versão do relator, o texto precisa voltar para Câmara e passar por nova votação.

Arthur Lira manifestou contrariedade com a alteração e afirmou que espera ver aprovada a versão votada pelos deputados. O deputado alagoano evitou atribuir mudanças feitas por Cunha a falhas de articulação política do governo. Lira confirmou ter procurado o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após ter sido informado que relator teria feito a modificação em acordo com o chefe da equipe econômica, com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. “Haddad me disse que não fez nenhum tipo de acordo”, pontuou o presidente da Câmara.

Vídeo: Lira fala sobre alterações feitas pelo relator do Senado

Lira: Penso que governo irá corrigir e votar o texto acordado

Lira: Penso que governo irá corrigir e votar o texto acordado

Fonte: valor.globo.com

Share This Article