O vice-governador Daniel Vilela afirmou, na noite desta segunda-feira (22/7), que as comemorações alusivas à transferência simbólica da capital para a cidade de Goiás e ao seu aniversário de 297 anos também remetem à liderança que o estado tem ocupado, no cenário nacional, em áreas cruciais para a população, como educação, economia e segurança pública.
O contexto da declaração do vice-governador foi de um discurso realizado em frente ao Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do Governo Estadual, onde o governador Ronaldo Caiado fez, ao final do dia, a instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – ato que, segundo Daniel, “valoriza” e “resgata a história” da cidade que foi a sede do poder central em Goiás por mais de 200 anos.
“Sinto-me muito à vontade para “somar” o nosso passado com o nosso futuro. Ao mesmo tempo que nos alegramos por estar na antiga Vila Boa, nos reconectando com as nossas tradições e origens, eu quero celebrar este estado que, entre todos os demais, se destaca pela sua pujança econômica”, disse Daniel Vilela. “O Brasil tem visto que este é o estado que mais tem garantido oportunidades aos goianos, sobretudo àqueles que estavam desempregados”, acrescentou.
O tema segurança pública predominou no discurso do vice-governador. “As pessoas hoje experimentam uma sensação de tranquilidade nunca antes vivida neste estado. Andam pelas ruas em segurança, sem terem sua dignidade afetadas pela bandidagem”. E complementou: “Tenho convicção de que nos próximos anos os goianos saberão fazer escolhas corretas para que não haja retrocessos e para que não percamos conquistas obtidas por esta gestão”.
Vínculos
O vice-governador chegou à cidade de Goiás na tarde desta segunda-feira acompanhado pela esposa, Iara Netto Vilela. Ambos também assistiram ao desfile cívico-militar. Questionado em entrevista coletiva sobre seu vínculo com o município, Daniel afirmou que tinha o costume de visitá-lo, mas que passou a frequentá-lo com mais assiduidade durante o período em que o pai, Maguito Vilela, foi governador do estado (1995-1998).
“A transferência da capital nos leva a reflexões interessantes: se hoje tenho a oportunidade de estar ao lado do governador, em um posto que me permite trabalhar pelos goianos, é porque houve todo um esforço e dedicação de gerações anteriores em prol deste estado, como os pioneiros que desbravaram esta cidade”, enfatizou.
Agendas
Daniel permanece na cidade até a próxima quarta-feira (24/7). Ao lado do governador, ele participará de solenidades em que órgãos do Poder Judiciário, como Tribunal de Justiça (TJGO) e Ministério Público (MPGO), e entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), também serão transferidos simbolicamente para a antiga Vila Boa em sinal de reconhecimento à importância histórica e cultura da primeira capital do estado.