No último sábado (23 de junho), Abadia de Goiás inaugurou novo trajeto asfaltado que une a região central ao sul do município, que outrora eram isoladas por um vazio urbano, além de representar também um novo acesso para Goiânia e Aparecida de Goiânia. Em clima de festa, o prefeito da cidade, Wander Saraiva, conduziu a cerimônia juntamente com os parceiros da obra e realizou uma carreata pelo percurso, de seis quilômetros no total.
A população celebrou a conquista, esperada pela população há cerca de 30 anos, informou a prefeitura. Para se ter uma ideia, cerca de 60% da população vive na região Sul e, antes de contar com o asfalto, acabava resolvendo mais suas pendências em Aparecida de Goiânia ou na capital.
“Do centro da cidade, o motorista acessa as avenidas de pista dupla Jovito Claudino e Avenida do Lago, chegando então à região sul. De lá, é possível chegar a Goiânia e Aparecida de Goiânia”, explica o engenheiro Danilo Tavares, diretor da Localiza Urbanismo, que foi parceira da obra.
Coube à Localiza Urbanismo fazer quatro quilômetros de asfalto, que estão dentro do bairro planejado Reserva do Bosque, que no passado era um vazio urbano e agora está se transformando em um novo endereço de qualidade de vida para os moradores. Os outros dois quilômetros foram realizados pela Prefeitura de Abadia de Goiás com a contribuição da empresa, que realizou a terraplanagem e a execução da galeria pluvial.
“Fizemos então este trecho em parceria com a prefeitura de Abadia de Goiás, que foi batizado como Avenida Begônia. Assim, concretizamos junto com o prefeito Wander Saraiva um sonho antigo da população, que certamente vai trazer mais mobilidade e desenvolvimento para a região”, salientou o empreendedor. Do Jardim Itaipu 2, o motorista acessa a BR 040.
Além de unir as duas regiões da cidade, o novo acesso tornou-se o primeiro trecho urbano asfaltado entre a GO-040 e a BR-060, um trajeto mais curto para Goiânia e Aparecida de Goiânia. Tirando este novo acesso urbano, só existia uma única ligação entre as duas rodovias, a GO-469, mas por estrada de terra.
“Com a chegada do asfalto, também foi possível inaugurar a linha do ônibus que trouxe mobilidade para toda população, facilitando o acesso às comodidades urbanas presentes no centro da cidade”, traz à tona Danilo. Outro benefício da pavimentação do novo trajeto urbano foi a qualidade de vida aos residentes, com a eliminação do contato diário com a poeira e possíveis doenças respiratórias.