O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 23 milhões, por meio da linha BNDES Finame Direto, para o manejo florestal sustentável no Amazonas. O crédito foi aprovado para a empresa Mil Madeiras Preciosas, especializada em mata nativa.
De acordo com o BNDES, o empréstimo poderá ser usado para aquisição de máquinas, equipamentos e sistemas industriais de fabricação nacional ou no capital de giro. “Para o BNDES, a área de restauro e manejo florestal é estratégica. Estamos empenhados em apoiar, fomentar e identificar os gargalos da cadeia produtiva voltada à economia da floresta”, afirmou a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, em comunicado.
Ela apontou ainda que o fomento ao manejo sustentável e certificado se soma a uma série de ações do banco, como projetos de restauração ecológica, investimentos em parques e florestas, e iniciativas de combate ao desmatamento.
O apoio à conservação e ao manejo de florestas nativas é uma das prioridades estratégicas do BNDES pela capacidade de gerar benefícios relacionados à maior captura de carbono, manutenção da biodiversidade brasileira e geração de trabalho e renda. A concessão de crédito faz parte da atuação do banco para o desenvolvimento do setor florestal, ainda em crescimento no país.
O diretor-geral da Mil Madeiras, João Cruz, ressaltou que o uso sustentável da floresta no longo prazo exige que a área explorada permaneça intocada por um período de 30 a 35 anos. A empresa é duplamente certificada para o manejo na Floresta Amazônica.