Sob o tema “Construindo a Política Mineral Goiana”, a 1? edição do Minera-GO foi aberta na Assembleia Legislativa de Goiás do Estado de Goiás (Alego), nesta terça-feira, 12 de dezembro. Com intuito de discutir o Plano Estadual de Recursos Minerais para Goiás, o encontro foi organizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SIC), em parceria com a Comissão de Minas e Energia.
Além do espaço de exposição, o encontro teve palestras e uma roda de conversa, proporcionando ambiente propício para o intercâmbio de conhecimentos entre autoridades, representantes do setor produtivo, academia e sociedade em geral. A programação do Minera-GO segue nesta quarta-feira, 13, na sede do Parlamento.
De acordo com o presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Lineu Olimpio (MDB) esta é uma oportunidade de conhecer o trabalho de cada uma das entidades responsáveis pela elaboração do plano. Para o parlamentar, o tema abrange um segmento com grande potencial para a geração de emprego e renda aos goianos. “O intuito é trazer para a Assembleia Legislativa o fechamento desse plano. O momento é de discussões, workshops do setor mineral de Goiás, é um local de exposição de empresas”, pontua o parlamentar.
Além do deputado Lineu Olímpio, o deputado Virmondes Cruvinel também marcou presença no encontro. Nessa primeira rodada de discussões, a mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviço, Joel Sant´ana Braga Filho; o diretor da Agência Nacional de Mineração, Tasso Mendonça; o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás, Luiz Vessani; o presidente da Federação Goiana dos Municípios e prefeito da cidade de Campos Verdes, Haroldo Soares; e o presidente da Câmara Setorial de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Wilson Borges.
Atualmente, Goiás se posiciona como um dos principais estados mineradores do Brasil, com a extração de metais como cobre, ouro, cobalto, níquel, nióbio, fosfato e vermiculita. No contexto econômico e de produção, a mineração ocupa o terceiro lugar, ficando atrás apenas dos setores de grãos e carne.
Plano Estadual de Recursos Minerais
A coordenadora-geral do PERM-GO, Lívia Parreira, fez uso da palavra para explanar sobre a metodologia utilizada na elaboração do plano. Ela iniciou sua fala destacando que o plano tem grande representatividade, contemplando o grande minerador, o micro minerador e até os artesãos em joias. Ela também evidenciou os encontros que ocorreram durante a elaboração do PERM nas cidades do interior.
Em Barro Alto, foi debatida a mineração como estratégia de desenvolvimento regional. Em Campos Verdes, o tema do encontro foi a sustentabilidade e integração das cadeias produtivas. Em Alto Horizonte, a pauta foram os minerais estratégicos e transição energética. Outros municípios também contribuíram, como Niquelândia, Minaçu e Pirenópolis. Ela também demonstrou os principais minérios existentes em Goiás e em quais regiões são mais abundantes.
O Plano Estadual de Recursos Minerais foi criado pelo Governo de Goiás em consonância com o Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022 -2042 (MAP). O objetivo é o desenvolvimento sustentável do setor de mineração, com a análise dos impactos causados pela atividade econômica em solo goiano.
O plano é desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em conjunto com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Também fazem parte o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
Palestras
Na segunda rodada do evento, durante à tarde, foram debatidos temas focados no financiamento e na regulação. Georgia Carolina Capistrano da Costa, coordenadora-geral da diretoria de articulação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) comandou a palestra “Plano Regional de Desenvolvimento e Fundos de Financiamento do Centro-Oeste”.
A palestrante destacou a importância de debater ações voltadas para a mineração nos governos federal, estadual e municipal. “Para a política pública você precisa de formação de dados, de indicadores, principalmente, para a elaboração exata das necessidades de cada região. É importante trazer esse olhar do Ministério para a região, para um desenvolvimento”, destacou Georgia Carolina.
Na sequência, a palestrante Cinthia de Paiva Rodrigues, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Mineração, explanou sobre o cenário atual da mineração brasileira e a agenda política regulatória.
Potencial goiano
O início do evento foi marcado pela apresentação cultural do músico e violinista Leonardo Araújo, performando clássicos da música erudita e também o Hino Nacional. O presidente do Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás, Luiz Vessani, relembrou que Goiás, na década de 70, foi protagonista no cenário mineral nacional. “Tínhamos uma Secretaria de Minas e Energia, tínhamos um Centro Tecnológico Mineral e disso resultou em uma série de descobertas. Porém, a partir de um certo momento, a nossa classe política não gerenciou bem essa oportunidade que tivemos”.
Entretanto, ele reiterou que, atualmente, o setor tem a oportunidade de recuperar a posição de destaque, tanto no cenário nacional quanto na capacidade de gerar benefícios através da mineração.
O secretário da SIC, Joel Sant´Anna assinalou a importância da mineração na economia goiana. “Goiás tem um papel importante nessa transição energética e no processo de descarbonização. Goiás tem muitas minas, de minérios diversos que servem de insumos em vários componentes, sobretudo os tecnológicos e Goiás também faz uma extração limpa, sem poluição do solo. Precisamos aproveitar esse minério em solo goiano para alavancar o processo de industrialização e mostrar que, juntos, podemos melhorar a renda das famílias”.
Homenagem
Após a apresentação do PERM-GO, algumas personalidades que atuaram no desenvolvimento do plano foram homenageadas com o Certificado de Reconhecimento pela Colaboração e Comprometimento Exemplares. Após a entrega, as mineradoras participantes do evento puderam expor as joias provenientes da extração.
Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás