Catalão: Projeto Brincando na Quadra inaugura novo espaço poliesportivo na EM José Sebba em 1º de novembro

Por Milkylenne Cardoso
5 Min Read

Alunos da Escola Municipal José Sebba, em Catalão (GO), vão terminar o ano com uma importante novidade. A inauguração do novo espaço poliesportivo do projeto Brincando na Quadra já tem data marcada: 1º de novembro, às 10h. Realizado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, com patrocínio da John Deere, o projeto também inclui a realização de dois meses de oficinas de iniciação esportiva em quatro modalidades: vôlei, handebol, basquete e futsal. A previsão de início das aulas é para 6 de novembro. Ao todo, 320 crianças com idade entre 6 e 14 anos serão beneficiadas.

“A EM José Sebba não possuía um espaço adequado para a prática de atividades físicas. Então, nos cederam uma área – que até então estava inutilizada – para a construção da nova quadra poliesportiva. Acreditamos no esporte como uma importante ferramenta de transformação social. A meta do projeto Brincando na Quadra é democratizar o acesso e despertar nos pequenos a paixão pelas modalidades esportivas. Cremos que, assim, colaboramos com a formação de cidadãos melhores no futuro”, afirma Bruno Wellington, presidente da Fábrica.

Obras

As obras de construção da nova quadra tiveram início em abril deste ano com a limpeza da área, nivelamento do terreno, correção do talude, aplicação de grama e construção da arquibancada. Em seguida, o espaço recebeu a implantação de um contrapiso de concreto. Agora, os trabalhos seguem para uma nova etapa: a instalação de um piso modular especial, próprio para a prática de esportes, que vai substituir a pintura.

Feito em plástico polipropileno copolímero virgem, o material é mais durável do que os pisos tradicionais de concreto, exige menos manutenção e é resistente aos raios solares. O piso também possui um sistema de amortecimento que absorve 40% mais impacto e reduz os riscos de lesão por queda, garantindo mais segurança para as crianças e adolescentes durante a prática de esportes.

Na última etapa, o local também vai receber novas traves de futsal, basquete e vôlei.

Oficinas

Dirigidas a alunos da EM José Sebba, as oficinas de iniciação esportiva terão duração de dois meses. Após esse período, todo o material esportivo como bolas, uniformes e equipamentos serão doados para a unidade escolar. Para encerrar as atividades na cidade, o projeto vai promover um torneio interclasses com competições das quatro modalidade: basquete, vôlei, futsal e handebol. Todos os alunos serão premiados com medalhas de participação.

De acordo com o cronograma de ações do projeto, o início das oficinas está programado para o dia 6 de novembro.

Brincando na Quadra

O Brincando na Quadra é uma realização da Associação Fábrica de Saúde Esporte e Cultura, com apoio do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, com patrocínio da John Deere. O projeto prevê a reforma de espaços poliesportivos em escolas ou comunidades de todo o Brasil. Os locais beneficiados são municípios com déficits de estruturas para a prática de atividades esportivas voltadas a crianças e adolescentes.

A iniciativa inclui também a realização de oficinas esportivas e a doação de materiais utilizados para a prática de esportes.

Sobre a Associação Fábrica de Saúde Esporte e Cultura

Transformar vidas através da realização de projetos autossustentáveis, que promovam desenvolvimento e inclusão social, erradicando a desigualdade no Brasil. Essa é a missão da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, organização não governamental (ONG) de caráter beneficente e assistencial, com sede na cidade de Paulínia (SP).

Fundada em 2009, com projetos sociais já implantados em diversas regiões do país, a Fábrica tem a promoção e democratização do acesso à Saúde, Esporte e Cultura como meta.

Atualmente, é responsável pela realização e implantação dos projetos Eco Fashion, Cantinho da Leitura, Pedala Tour, Brincando na Quadra e Ginástica Rítmica – Formando Cidadãos.

Ao longo dos últimos 13 anos, os projetos já beneficiaram mais de 50 mil pessoas, entre adultos em situação de vulnerabilidade social, crianças e adolescentes. Para saber mais acesse o site da Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura.



Fonte: sdnews.com.br

Share This Article