O Brasil deve levar entre 270 a 300 atletas para Paris 2024. Eles vão vestir três tipos de uniformes nessa edição do evento, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que serão usados durante a viagem, na cerimônia de abertura e durante as premiações.
A empresa chinesa Peak, parceira do COB desde Tóquio em 2020, foi a responsável pela fabricação. Riachuelo e Havaianas são as outras marcas oficiais que vão vestir os atletas brasileiros.
Neste ano, segundo o COB, os atletas brasileiros vão vestir uniforme durante as premiações inspirado em Paris e nas cores do Brasil. Ele terá azul nos casacos e nas camisas e amarelo nas calças e nos tênis — nas olimpíadas anteriores, os atletas vestiam um uniforme em verde e amarelo. Essa mesma vestimenta também será usada na cerimônia de encerramento.
Além do modelo de pódio, os atletas terão roupas em preto, branco e verde, para utilizar durante treinos e na vila olímpica.
Nas roupas de viagem, os atletas usarão casacos, calças e tênis majoritariamente azuis, com alguns detalhes em verde e branco — as camisetas, contudo, são em amarelo.
“Para conseguir a sobriedade e o uniforme mais chique, o azul era uma cor importante. Depois de muitos anos, a gente resolveu vestir os atletas de azul, mas a gente não tinha a intenção de vestir eles por completo com essa cor, senão a gente não teria as características do Brasil”, diz Julia Goldemberg, responsável pelo design dos uniformes no COB.
Para cerimônia de abertura da Olimpíada 2024, as mulheres irão usar camisa com listras em amarelo, saia branca e jaqueta jeans. Já os homens vestirão calça branca, camisa com listras em verde e jaqueta jeans. Conforme a Riachuelo, os uniformes da cerimônia exploram a fauna, a flora e a biodiversidade brasileira com as cores das camisetas fazendo alusão à bandeira do país.
Segundo a Havaianas, os atletas calçarão chinelos em três combinações: sola branca com tiras brancas, sola azul com tiras brancas e sola amarela com tiras verdes.