+ Últimas notícias: Russos estariam próximos de Kiev +

Por Milkylenne Cardoso
6 Min Read

04:38 – Berlim vai pedir auxílio do exército para realocar refugiados

A prefeita de Berlim, Franziska Giffey, fará um pedido ao Ministério da Defesa da Alemanha para que a capital possa receber membros do Bundeswehr, o exército alemão, a fim de trabalhar na realocação de refugiados da guerra na Ucrânia.

Após duas semanas do início da invasão russa na Ucrânia, Berlim foi a cidade que recebeu mais refugiados: 13 mil ao todo. (ots)

04:06 – Ministra alemã rechaça influência russa nos Bálcãs 

Após dois dias de viagem pela região dos Bálcãs, a ministra do Exterior da Alemanha, Annalena Baerbock, destacou que a Europa não deve deixar essa área do continente sob influência de Moscou.

Ela afirmou que a “Rússia que não tem interesse em um futuro europeu e nem medo de reacender conflitos não resolvidos”, disse, reconhecendo, também, que a Europa negligenciou a região dos Bálcãs por muitos anos. (ots)

03:44 – Suspensa, Rússia confirma que não participará do Conselho Europeu

Suspensa por Bruxelas desde 25 de fevereiro, um dia após o início da invasão à Ucrânia, a Rússia informou que não participará mais do Conselho da Europa.

Segundo informação divulgada pela agência estatal russa de notícias Tass, o Ministério das Relações Exteriores argumentou que a Otan e os países europeus estariam “debilitando” o órgão, destinado a defender direitos humanos e a democracia. (Reuters)

03:24 – Ataques são registrados em várias cidades e regiões

Um relatório divulgado pelo governo ucraniano nesta quinta-feira (10/03) apontou diversos ataques realizados por forças russas em diferentes cidades e regiões da Ucrânia.

Conforme o documento, os ataques foram registrados em Petrovsk, no norte do país; Izyum e Hrushuvakha, no leste; Sumy e Ochtyrka, no nordeste; e também em regiões próximas a Donetsk e Zaporíjia, no sudeste. (ots)

03:07 – Exército ucraniano afirma que russos se aproximam de Kiev

Informações divulgadas na manhã desta quinta-feira pelo exército ucraniano destacam que as tropas russas podem estar cada vez mais próxima de Kiev.

A situação teria mudado em poucos dias. Enquanto no final de semana os russos estariam a cerca de cem quilômetros da capital ucraniana, agora já teriam se aproximado de Browary, que faz divisa com Kiev, segundo relatos de repórteres da agência de notícias AFP. (ots)

02:39 – Ucrânia demonstra baixa expectativa para encontro com ministro russo

Dmytro Kuleba, chefe da pasta de Relações Exteriores da Ucrânia, demonstra expectativas baixas para uma resolução que leve ao fim das hostilidades por parte da Rússia na Ucrânia, a partir do encontro com o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov. As conversações ocorrem nesta quinta-feira, em Antália, na Turquia.

Kuleba pediu que o Lavrov aborde as negociações “de boa fé, não com uma perspectiva propagandística”.

“Digo francamente que minhas expectativas são baixas. Estamos interessados em um cessar-fogo, a liberação de nossos territórios e a resolução de todas as questões humanitárias”, afirmou Kuleba, em vídeo, nesta quarta-feira.

O governo russo afirmou que está pronto para conversações com a Ucrânia, mas que todas as suas exigências – a neutralidade e a desistência de Kiev de aderir à Otan, por exemplo – devem ser cumpridas.

Fora do alto escalão dos governos, delegações dos dois países já realizaram três rodadas de conversações, duas em Belarus e uma na Ucrânia. Apesar de alguns sinais positivos sobre acordos humanitários, as negociações têm gerado pouco efeito prático, sem levar ao fim das hostilidades. (Reuters)

02:22 – Ministros do Exterior se encontram na Turquia

Os ministros do Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, têm encontro marcado para esta quinta-feira em Antália, no sudoeste da Turquia.

Esta é a primeira reunião de membros do alto escalão dos governos de ambos os países envolvidos na guerra que começou em 24 de fevereiro, a partir da invasão russa ao território ucraniano.

A Turquia é membro da Otan e tem se oferecido para mediar o conflito. O encontro ocorrerá após semanas de negociações.

A Otan, sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte, é uma aliança militar intercontinental liderada pelos EUA e composta por outros 30 países, a maioria, europeus. (Reuters)

02:08 – Mundo condena ataque a hospital infantil

Um ataque aéreo destruiu uma maternidade e hospital infantil na cidade sitiada de Mariupol, nesta quarta-feira (09/03). O incidente gerou uma onda de repúdio internacional, no 14º dia da invasão russa à Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, condenou o bombardeio, atribuído à Rússia, como um “crime de guerra”. Ele compartilhou imagens da destruição no local e afirmou que o que chamou de “ataque direto realizado por soldados russos” deixou crianças presas sob os escombros.

Autoridades locais disseram que o ataque ao hospital, que havia sido reformado recentemente e incluía uma unidade pediátrica, deixou 17 feridos, mas ainda não havia informações sobre mortes. A fachada do edifício foi destruída por uma série de explosões que arrebentaram janelas, colocando em risco crianças e mulheres grávidas.

O Ministério da Defesa da Rússia não negou que o ataque tivesse sido realizado por aviões russos, mas alegou que “batalhões nacionalistas ucranianos” usavam o local para estabelecer posições de defesa, depois de remover pacientes e funcionários.

Fonte: DW Brasil.

Share This Article