Transforme vidas: como a inclusão social pode fazer a diferença para PcDs

Por Milkylenne Cardoso
2 Min Read

A Faculdade Una Catalão organiza a palestra “Setembro Verde – A luta pela inclusão social da pessoa com deficiência”, nesta segunda-feira (23), às 19h, na Rua Professor Paulo de Lima, 100, bairro Santa Cruz. O evento é uma oportunidade para conscientizar e orientar sobre os direitos, terapias dentro da Psicologia e sobre as ações disponíveis para os deficientes no Conselho Municipal.

PcD é sigla da expressão “pessoa com deficiência”. Este é o termo recomendado para se referir às pessoas com limitações físicas, intelectuais, sensoriais ou mentais de longo prazo. A palestra é aberta a toda comunidade, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo: https://www.sympla.com.br/setembro-verde—inclusao-social-da-pessoa-com-deficiencia__2646758

Existem diversas as categorias de deficiência, entre elas podem ser citadas a física, mental, intelectual, visual, auditiva e outras.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), 8,9% da população brasileira possui alguma forma de deficiência. O estudo é de 2022 e releva que a porcentagem equivale a cerca de 18,6 milhões de pessoas acima dos dois anos de idade.

A palestra na Una Catalão será realizada em formato de debate e terá três convidados de áreas diferentes para tirar dúvidas dos participantes. São eles:

– Elaine Divina da Silva Fagundes (Advogada e presidente voluntária da Associação Catalana de Equoterapia – ASCATE)

– Natália Oliveira de Souza (Psicóloga, especialista em Teoria Cognitivo Comportamental, especialista em Saúde Mental e Psicopatologia e, atualmente, especializando-se em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual e em Neuropsicologia e reabilitação)

– Wladimir Batista da Costa (bacharel em Direito, técnico em Segurança do Trabalho, Conselheiro Municipal de Saúde, Conselheiro Municipal da Criança e do Adolescente, Conselheiro Municipal do Idoso, integrante do Fórum Goiano de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho e integrante da Federação Goiana da Pessoa com Deficiência do estado de Goiás)



Fonte: sdnews.com.br

Share This Article