Um poderoso terremoto ocorreu no leito do oceano perto de Taiwan na manhã de quarta-feira, desencadeando alertas de tsunami nas áreas costeiras da província japonesa de Okinawa, bem como em parte das Filipinas.
O terremoto de magnitude 7,2 foi registrado na costa de Hualien, de acordo com a administração meteorológica central de Taiwan, que disse que foi o maior tremor a atingir a ilha desde setembro de 1999.
Ainda não está claro o tamanho dos danos que o terremoto causou, mas as imagens iniciais mostram edifícios inclinados e trilhos de trem danificados.
No crucial setor tecnológico de Taiwan, muitas instalações foram evacuadas.
Houve falta de energia em várias partes de Taipei, a capital, segundo a imprensa. O sistema de metrô foi suspenso para verificações de segurança.
No mercado de ações de Taiwan, o Índice Ponderado Taiex cai para 20.388,84 na abertura, queda de 77,73 pontos ou 0,38% em relação ao fechamento do dia anterior. A retração se estendeu para 0,77% um minuto após o toque do sino.
Os governos locais de Hualien e da cidade de Nova Taipei anunciaram que suspenderão o trabalho e as aulas escolares durante o dia.
No Japão, a Agência Meteorológica mediu uma magnitude preliminar de 7,5, alertando para um tsunami que poderá atingir os 3 metros de altura em Okinawa. Às 9h18, horário local, um tsunami de até 30 cm foi observado na ilha japonesa de Yonaguni, perto de Taiwan.
O Aeroporto de Naha, na ilha principal de Okinawa, instruiu os usuários a se abrigarem no terceiro e quarto andares do terminal, segundo seu site. O aeroporto, que fica perto da costa, informou que os voos comerciais foram suspensos devido ao alerta de tsunami.
Nas Filipinas, as autoridades também emitiram um alerta de tsunami para quatro províncias do norte do país-arquipélago.