Desenvolver um ecossistema capaz de levar mulheres que possuem um negócio de micro, pequeno ou médio porte a melhorar a performance de cada empreendimento, mas também do estilo e qualidade da vida de cada uma delas. Esse é o desejo de Rejane Duarte, CEO do Ecossistema Motriz, uma startup que foi lançada na última segunda-feira (16) no auditório do Sebrae, em Goiânia. No sábado (20), a Motriz será lançada em Paris, na França, com a presença de diversas empreendedoras de sucesso.
Administradora de empresas com formação em desenvolvimento humano, Rejane é coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais, a BPW Brasil. Trata-se de uma Organização Não Governamental (ONG) que visa desenvolver o potencial de empreendedoras por meio de liderança, educação, network, mentoring, programas de empoderamento econômico, social e político e participação na ONU.
A startup é inovadora, segundo Rejane, porque combina força comercial, rotina lucrativa e uma estratégia sustentável. “Nosso trabalho também está comprometido com o apoio solidário a mulheres em estado de vulnerabilidade, estabelecendo um novo padrão para o empreendedorismo inclusivo, além de seu alinhamento com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, explicou.
A CEO conta que o projeto nasceu há cerca de sete anos, quando participou de uma mentoria no Sebrae Goiás, a Jornada Avançar, e percebeu estruturas ricas utilizadas no mundo inteiro para impulsionar negócios. De lá para cá, Rejane ressalta que reuniu o que há de melhor em estratégias nos grandes negócios e adaptou para os pequenos. Entre as inovações está a estruturação de uma trilha gamificada que impacta diretamente na área comercial de negócios implantados por mulheres.
“As mulheres, para empreender, precisam de muito mais força e dedicação porque, em média, cada uma já ocupa cerca de seis horas diárias com trabalhos em casa e no cuidado com os filhos. Isso exige muito mais sabedoria, e aliadas a outras mulheres de diversos segmentos, essas empreendedoras trabalham em uma dinâmica onde as Líderes Motriz são as protagonistas. Elas captam, constroem e gerem Unidades de Negócios Motriz, mapeiam oportunidades para a criação de novas unidades e promovem um ciclo de crescimento contínuo”, destacou a CEO da startup.
Entre os diferenciais da Motriz foram destacados a Força Comercial, em que os grupo fomentam os negócios umas das outras e ampliam a rede de relacionamentos; a Rotina Lucrativa, que envolve a produtividade e a eficiência; a Estratégia Sustentável, que é ter no mesmo ecossistema o conhecimento e agentes que vão ajudar a crescer sem sacrificar a saúde ou a família; e as Evidências de Crescimento, que proporcionam transparência, controle e organização em todos os negócios gerados.
Rejane frisou ainda que a startup vai desenvolver redes para o empoderamento do empreendedorismo feminino em que uma cliente Motriz irá contribuir e acolher de várias formas (financeira, emocional, com conhecimento) uma mulher em estado de vulnerabilidade. “Assim, umas ajudam as outras, e todas crescemos juntas, tanto que nossa logomarca é um círculo com várias mãos que ora recebem, ora doam.”
O evento de lançamento contou com a participação presencial de quase cem mulheres e, pelo canal do YouTube, foi acompanhado por cerca de 300 participantes on-line de diversas partes do país e também da França. “Mais uma vantagem da nossa startup. Temos um network fortalecido a cada dia com pessoas que acreditam que a sororidade pode mudar a vida das mulheres”, reforçou Rejane Duarte.
Para Vera Lúcia Elias, gestora responsável pelo Núcleo de Parcerias do Sebrae Goiás, o lançamento de uma startup voltada para o sucesso da gestão feminina significa que a instituição está alcançando resultados com o Programa Delas (Empreendedoras Líderes Apaixonadas por Sucesso), que tem plantado diversas sementes que estão gerando frutos. “Ter hoje uma mulher à frente de um empreendimento de base tecnológica, com uma proposta inovadora, que além de auxiliar negócios ainda apoia outras mulheres e com um apelo social interessante muito nos orgulha e mostra que estamos cumprindo nossa missão, que é criar ambientes favoráveis ao surgimento de negócios, já que o início de tudo começou aqui, numa jornada de aceleração”, comemorou.
SERVIÇO
Ecossistema Motriz
Contato: CEO Rejane Duarte – [email protected]
Telefone: (62) 98411-2014
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn