Semana do MEI conecta empresários com conhecimento em Goiânia e Região Metropolitana | ASN Goiás

Por Milkylenne Cardoso
6 Min Read

Semana do MEI difunde conhecimentos e dá suporte para empreendedores regularizarem seus negócios, como na Regional Metropolitana (Foto Divino Batista)

A Semana do MEI é um evento anual dedicado aos microempreendedores individuais (MEIs), e o Sebrae Goiás oferece uma série de atividades gratuitas como palestras, oficinas e consultorias com o objetivo de promover o desenvolvimento e a capacitação desses profissionais. A programação teve início nesta segunda-feira (20) na Regional Central (Goiânia) vai até dia 23. Já na Regional Metropolitana, as ações vão até dia 24 e serão realizadas também em alguns municípios como Senador Canedo, Palmeiras de Goiás, Aragoiânia e Santo Antônio do Passa Quatro.

No período da manhã, na sede, em Goiânia, foram ministradas duas palestras. O tema “Como se Tornar um Microempreendedor Individual” foi abordado pela consultora Esthersanne de Amorim e Silva, que mostrou as vantagens, benefícios e compromissos que o CNPJ exige para aqueles que pretendem criar um MEI. Já a consultora Eliane Moreira falou sobre a “Lei do Salão Parceiro”, e o público-alvo foram profissionais da área da beleza. Em Aparecida de Goiânia, o tema foi “Como se Tornar um Microempreendedor Individual”, e a consultora que ministrou a palestra foi Kênia Cristina dos Reis.

A consultora Esthersanne de Amorim e Silva mostrou em Goiânia as vantagens e benefícios de um CNPJ (Foto Edmar Wellington)

Durante toda a semana, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre gestão de negócios, finanças, marketing, entre outros temas essenciais para o sucesso das empresas. A programação é especialmente desenhada para atender às necessidades do público e contribuir para o crescimento e a sustentabilidade dos empreendimentos. A expectativa da gestora da Semana do MEI na Regional Central, Larissa Rodrigues, é que os microempreendedores e aqueles que pretendem se formalizar procurem a Regional, que estará também com atendimento especial – das 8h às 18h até dia 23.

“Teremos palestras, oficinas presenciais e on-line e também vamos orientar o microempreendedor individual a como regularizar os débitos com a Receita Federal, como fazer o parcelamento, como fazer a declaração anual de faturamento. São vários serviços, além da chance de networking e troca de experiências com outros empreendedores”, enfatizou Larissa.

Larissa Rodrigues, da Regional Central: vários serviços oferecidos e horário de atendimento especial na semana (Foto Edmar Wellington)

O gerente da Regional Metropolitana, Marcelo Moura, ressaltou que a expectativa é transferir conhecimento para que o microempreendedor individual possa entender a importância dele, os benefícios e também as obrigações de cada um. “É uma ocasião em que os microempreendedores podem se beneficiar de informações valiosas e orientações específicas para o seu segmento de mercado. Por isso, é fundamental que os microempreendedores individuais participem”, afirmou.

Marcelo ressalta que o MEI é a porta de entrada para o empreendedorismo. “Durante nossa programação queremos reforçar que ser MEI tem suas responsabilidades e que, com conhecimento e capacitação, o negócio pode ter a manutenção garantida e vir a se tornar uma microempresa”, ressaltou.

Em Goiás, a Semana do MEI acontece em cerca de 80 municípios, nos Pontos de Atendimento com Parceiros do Sebrae e Salas do Empreendedor, em ações de capacitações programadas, com a estimativa de 9,5 mil atendimentos durante os cinco dias.

Kênia Cristina dos Reis abordou o tema “Como se Tornar um Microempreendedor Individual” em Aparecida de Goiânia (Foto Divino Batista)

Perfil do MEI

De acordo com o governo federal, em todo o país estão registrados neste ano mais de 15,6 milhões de MEIs. O Centro-Oeste possui 1,32 milhão de microempreendedores individuais, dos quais 565.758 estão registrados em Goiás, o estado com maior número de MEIs da região (corresponde a 3,61% do total nacional), seguido pelo Mato Grosso (282.402), Distrito Federal (259.608) e Mato Grosso do Sul (217.934).

Dados da Receita Federal de maio/24 mostram que o total de empresas formalizadas ativas em Goiás é de 448.798, a média de idade das empresas é de 3,3 anos e a faixa etária dos proprietários com maior número de MEIs formalizados vai de 26 a 40 anos. Só nos primeiros quatro meses do ano foram abertas 44.497 MEIs. Os segmentos com maior número de empresas ativas são Moda e Confecção, Casa e Construção, Estética e Beleza e Serviços de Alimentação.

A cidades goianas com maior número de registros de microempreendedores individuais são Goiânia (126.942), Aparecida de Goiânia (40.680), Anápolis (28.290), Rio Verde (14.753), Valparaiso de Goiás (10.696), Luziânia (10.311) e Trindade (10.075).

SERVIÇO

Semana do MEI em Goiás

De 20 a 23 de maio em Goiânia e de 20 a 24 de maio nas demais regionais

Inscrições gratuitas para ações presenciais e on line:

Atendimento presencial: das 8h às 18h

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn



Fonte: go.agenciasebrae.com.br

Share This Article