Pics como auriculoterapia auxiliam no equilíbrio emocional e na amenização de sintomas de outras doenças (Foto: Iron Braz/SES-GO)
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais), disponibiliza para os servidores de diferentes áreas da SES a possibilidade de realizar cursos gratuitos sobre Práticas Integrativas e Complementares (Pics). Essa atualização profissional, ofertada gratuitamente, é resultante da parceria firmada pela SES-GO com o Telessaúde, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A psicóloga Juliana de Sousa Pires, que integra a equipe da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares da Spais, explica que os cursos de Pics (veja relação abaixo) são ofertados em plataforma virtual e podem ser realizados a qualquer hora, conforme a disponibilidade do profissional, com a necessidade de serem concluídos num prazo de até quatro meses.
Há também cursos oferecidos pelo Ministério da Saúde (MS), inseridos no Ambiente Virtual do SUS (Avasus), disponíveis para profissionais e comunidade. Já a UFG, de acordo com Juliana Pires, disponibiliza os cursos em Pics para os profissionais do Sistema Único da Saúdes (SUS) lotados nos municípios que aderiram ao Telessaúde Goiás. O servidor interessado deve solicitar o login de acesso e preencher o formulário de cadastro na página inicial do site do Telessaúde Goiás.
Juliana destaca a importância desses cursos. A adoção das práticas integrativas e complementares, assinala a psicóloga, incentiva o autocuidado, a promoção de saúde, a redução do stress e pode, inclusive, auxiliar na melhoria dos relacionamentos interpessoais.
Ela também acentua que as Pics ampliam o acesso aos cuidados e promoção de saúde e contribuem, por consequência, para a diminuição da sobrecarga no SUS. “Ao adotar e recomendar aos amigos e familiares o uso das Pics, as pessoas tendem a precisar menos de tratamentos de saúde”, enfatiza.
A psicóloga também informa que na plataforma Avasus há diversos cursos disponibilizados tanto para os profissionais de saúde quanto para a população.
Cursos gratuitos
Ministério da Saúde – Ambiente Virtual do SUS (Avasus)
Cursos
- Antroposofia Aplicada à Saúde
- Medicina Tradicional Chinesa
- Práticas Corporais e Mentais da Medicina Tradicional Chinesa
- Uso de Plantas Medicinais e fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúde
- Gestão de Práticas Integrativas e Complementares,
- Qualificação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica
- Yoga
- e Aromaterapia.
Universidade Federal de Goiás – Telessaúde Goiás
Cursos
- Plantas Medicinais e Fitoterapia
- Auriculoterapia
Saiba mais
Saúde recomenda atualização de vacinas antes de temporada do Araguaia
Hetrin realiza mais de 700 cirurgias de urgência em seis meses
Daniel Vilela inaugura nova base do Samu em Novo Gama