Saiba as cidades que mais criaram emprego com carteira assinada no 1º trimestre | Brasil

Por Milkylenne Cardoso
2 Min Read

São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores cidades do país, lideraram o ranking das cidades que mais criaram emprego com carteira assinada nos três primeiros meses deste ano. Mas a sequência dos primeiros colocados não obedece a ordem dos municípios brasileiros de maior população.

De janeiro a março, a economia brasileira teve um saldo positivo de 719 mil postos formais. São Paulo respondeu por 58,8 mil, e Rio de Janeiro, por 21,8 mil.

Na terceira colocação está Curitiba (a oitava em população), com 20,4 mil.

No topo do emprego com carteira assinada, aparecem ainda duas cidades que não são capital.

O maior destaque é Santa Cruz do Sul (RS), apenas a 224ª maior em população, mas que é a nona em criação de vagas, com saldo de 6.575. A indústria respondeu por quase toda essa geração, com 6.382 vagas, especialmente o setor de processamento de fumo.

Em décimo lugar está Guarulhos (SP). A cidade da região metropolitana de São Paulo de 1,3 milhão de habitantes (13ª maior do país) foi responsável por 6.552 postos.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o maior crescimento no primeiro trimestre ocorreu em Domingos Mourão (Piauí). A cidade de 4.075 habitantes teve uma alta de 438%. Foram 43 vagas, quase todas concentradas na construção de rodovias e ferrovias. O terceiro lugar é do mesmo Estado: Pajeú do Piauí. O município teve saldo positivo de 159 vagas, mais que o dobro (119%) que no mesmo período do ano passado.

Em segundo lugar ficou Santa Rosa de Lima. Com 3.937, a cidade sergipana teve um saldo positivo de 146 postos, 167% mais que no primeiro trimestre de 2023. A administração pública gerou um saldo de 145 vagas nesse período.

— Foto: Infoglobo

Fonte: valor.globo.com

Share This Article