O prefeito Rogério recebeu, na manhã desta terça-feira (29/10), o prefeito eleito, Sandro Mabel, para a primeira reunião de transição. O encontro, realizado no auditório do Paço Municipal, marcou o início das tratativas com objetivo de assegurar transparência e foco na continuidade administrativa. Foram discutidos temas prioritários para o novo mandato e as principais demandas em andamento, além de indicados os nomes da comissão de transição.
Sandro Mabel destacou as contribuições da atual gestão e reforçou o compromisso de dar continuidade aos trabalhos. “O Rogério deixa uma contribuição importante. Está deixando alguns legados, como é o caso, por exemplo, da drenagem e da habitação. Tem uma série de coisas que foram feitas pelos senhores e que eu tenho certeza absoluta de que nós daremos sequência”, afirmou.
O atual prefeito Rogério ressaltou que a transição será marcada pela transparência e responsabilidade e destacou avanços de sua gestão. “Estamos entregando uma prefeitura bem estruturada para que a nova equipe possa dar continuidade ao que foi iniciado. Nós reconhecemos que fizemos muito, vários projetos andaram e várias obras foram executadas. Com certeza, Sandro Mabel vai dar continuidade a tudo aquilo que iniciamos”, disse.
Coordenador da comissão de transição, indicado pelo prefeito eleito Sandro Mabel, Paulo Ortegal elogiou a postura do atual prefeito Rogério durante o processo de transição. “Isso é amadurecimento e responsabilidade. Significa que Goiânia vai continuar em boas mãos, e o prefeito Sandro vai dar continuidade a muitos projetos, que eu tenho certeza que a população é grata ao que vossa excelência fez”, disse.
Membro da comissão, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo destacou a colaboração contínua com o Executivo. “Como sempre trabalhamos juntos em prol de Goiânia, a Câmara continuará atuante na defesa dos interesses da cidade. Ela é um instrumento a serviço da cidade, na aprovação de leis importantes para que o prefeito consiga dar continuidade ao seu trabalho”
O secretário de Governo da atual gestão e membro da comissão, Jovair Arantes, afirmou que a próxima gestão encontrará a prefeitura bem estruturada e com muitos avanços já realizados. “A nova administração do Sandro poderá assumir com o carro andando, sem precisar trocar o motor de partida ou mexer no motor do carro. Ele apenas precisará dar a sua própria roupagem à gestão”, destacou Arantes.
Além do secretário de Governo, a equipe indicada pela atual gestão da prefeitura é composta por: chefe de gabinete do prefeito, José Alves Firmino; secretário executivo de Governo, Hyulley Machado; secretário de Finanças, Cleyton Menezes; secretário de Educação, Danilo Azevedo; secretário executivo da Saúde, Quesede Ayres Henrique; assessor especial técnico da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Alexandre Garcez.
A equipe de transição de Sandro Mabel é composta por Paulo Ortegal, Francisco Elisio Lacerda, Marcos Roberto Silva, Valdivino José de Oliveira, Francisco Rodrigues Vale Júnior, Andrey Azeredo Sales de Souza Campos Araújo, Euler Lázaro de Moraes, Jairo da Cunha Bastos, Cláudia da Silva Lira, Romário Barbosa Policarpo e Marcelo Caixeta.
Processo de transição
A transição de governo é um processo fundamental para assegurar que a administração municipal continue funcionando de maneira eficiente e organizada. Em nível municipal, a transição permite que o novo gestor tome posse com conhecimento detalhado sobre a situação administrativa e financeira da prefeitura, a fim de evitar interrupções de serviços básicos e garantir estabilidade à gestão.
Esse processo é regulamentado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, em alguns casos, por leis locais, além das normas do Tribunal de Contas dos Municípios, como a instrução normativa 006/2016 do TCM-GO. De acordo com essas diretrizes, a transição começa logo após a eleição do novo prefeito, com a formação de uma comissão composta por membros indicados tanto pelo atual quanto pelo futuro gestor. A comissão tem o papel de compilar e transmitir informações sobre contratos vigentes, folha de pagamento, dívidas, programas sociais, obras em andamento e outros aspectos da administração.
Fonte: Secom