Plano faz gestores terem um olhar mais sistêmico do turismo na cidade de Goiás | ASN Goiás

Por Milkylenne Cardoso
6 Min Read

O Sebrae inova em ações no âmbito turístico e, após dar consultoria para elaboração do Plano Municipal de Turismo (PMT) da cidade de Goiás, retorna ao município para acompanhar seu desenvolvimento e definir diretrizes para que as mais de cem ações propostas sejam todas colocadas em prática nos próximos nove anos.

Dinâmica demonstrou que o emaranhado de ideias não pode paralisar as atividades

Um workshop de monitoramento com esse intuito aconteceu na semana passada (09) no auditório da prefeitura, que contou com a presença de pessoas envolvidas com o turismo e a cultura local para apresentarem quais metas foram alcançadas e as falhas que foram sanadas.

Em uma dinâmica os presentes descobriram que, apesar de todo o emaranhado de opiniões e ideias, somente a união de todos, cada um dentro da sua competência, é capaz de fazer com que o plano se sustente. O grupo pode andar em todas as direções, mas se caminharem para a mesma direção o objetivo é alcançado. “Se a gente se une na mesma força e com o foco aonde quer chegar, a gente consegue levantar qualquer coisa, qualquer situação. Mas é preciso que todos tenham a mesma vontade e sintonia. O caminhar renova dia a dia”, afirmou uma das consultoras do Sebrae, Ana Lúcia Marques.

A consultora Ana Lúcia Marques: sintonia entre todos

Rejane Pasquali foi outra consultora de turismo do Sebrae presente no evento. Ela foi a responsável pelo desenvolvimento do PMT de Goiás e falou sobre seus principais pontos, destacando as iniciativas já desenvolvidas. “O plano abrange eixos de atuação. Vamos ter eixo relacionado à infraestrutura, tem outro que trabalha a governança turística, já outro que vai atuar na comercialização e marketing, tem eixo que vai trabalhar os equipamentos como hotelaria e gastronomia e um último que vai trabalhar os atrativos, inovação e criatividade. E aí sim, nesses eixos a gente trabalha bastante questões de sustentabilidade, inovação e criatividade na formatação do produto turístico e nas experiências turísticas para os visitantes. Pudemos observar aqui que mais de 20 metas estão encaminhadas, agora é só apontar caminhos para desenvolver o plano”, explicou.

Rejane Pasquali explicou os eixos de atuação presentes no PMT

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Suzana Magalhães de Almeida, pontuou alguns tópicos que estão fazendo desde que o plano foi apresentado há um ano. “Sinalização turística e embelezamento paisagístico, tentando fortalecer o observatório de turismo, acompanhados pelo Iphan, estamos desenvolvendo o projeto Adote um Patrimônio. Temos também o Caminho do Pai, e a Colônia de Uvá completa cem anos e preparamos uma celebração. São muitas frentes que estamos atuando para colocar em prática o plano e buscando dar uma maior visibilidade para nossa cidade. Outro ponto a destacar é que o plano vai ser apresentado na Câmara Municipal”, pontuou.

A secretária Suzana Magalhães de Almeida pontuou ações que estão sendo realizadas na cidade em prol do turismo

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Marcos Antônio Porto, destacou que o plano foi elaborado em função do desenvolvimento maior do turismo em Goiás com participação de toda a sociedade vilaboense. “O plano é muito minucioso para a cidade de Goiás. E a gente espera que seja implantado em seu inteiro teor para que o turismo se desenvolva ainda mais. A reunião foi para dar mais um impulso na implantação do plano. Esses frutos que pretendemos colher com essa iniciativa são muitos pretensiosos”, profetizou, lembrando a importância de dar uma atenção especial ao turismo ecológico. “Temos muitas atrações nesse segmento. Esse turismo é visitado, mas não tem aquela força como acontece em outras cidades do estado. Ele precisa ser olhado com carinho e atenção para ser mais desenvolvido”, disse.

O secretário Lázaro Ribeiro Lima falou sobre o patrimônio quilombola

O secretário Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade e Equidade Étnico-Racial, Lázaro Ribeiro Lima, pontuou sobre outra particularidade da cidade. “Nosso patrimônio tem cor. Temos que olhar para os quilombolas. E eles têm a sua marca”, afirmou.

Nicole Ferreira, integrante do Quilombo do Alto Santana, destacou no encontro o projeto “Tem Quilombo na Trilha de Goiás”, uma iniciativa do quilombo com o IFGoiás e UEG. “Essa iniciativa dá voz e vez para esse povo. Repensa e rediscute essas questões visando ao afroturismo”, disse. A professora do IF, Adria Cerqueira, também explicou que o objetivo desse projeto é fortalecer a identidade fazendo registros com jovens, crianças e adolescentes e ouvindo os mais velhos na busca de identidade. Nicole lembrou que eles têm grande potencial para receber turistas. “O que falta para saber que Goiás tem um quilombo é sinalização. Conhecemos muita coisa da fauna. Precisamos de parceiros. Queremos ser os porta-vozes da nossa história”, finalizou.

A professora do IF Adria Cerqueira e Nicole Ferreira, representante do Quilombo do Alto Santana, falaram sobre projeto de valorização em andamento

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn



Fonte: go.agenciasebrae.com.br

Share This Article