A Polícia Civil de Goiás deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29/07), a Operação Golpes S.A, com objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito de praticar fraudes eletrônicas em Goiás e no Mato Grosso.
De acordo com a PCGO, 24 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão foram cumpridos, sendo que, até o momento, 19 pessoas foram presas. Além disso, houve o bloqueio de mais de 240 contas bancárias de indivíduos investigados pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de capitais.
A ação foi realizada por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), através dos grupos de Repressão a Roubos (GARRA) e de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (GREF).
Fraudes Eletrônicas
De acordo com as investigações, o grupo criminoso desarticulado era composto por quatro núcleos distintos:
- Núcleo da Engenharia Social, responsável pelo contato com as vítimas e aplicação das fraudes;
- Núcleo dos “Conteiros”: responsáveis por fornecer, mediante aluguel, contas bancárias para recebimento dos valores obtidos fraudulentamente;
- Núcleo de lavagem de capitais: responsáveis por fornecer contas bancárias e executar as sucessivas transações financeiras;
- Núcleo captador: responsável por integrar, agindo como elo, todos os demais núcleos, sem que uns tivessem contato com os outros.
A operação contou com apoio do Grupo Tático 3 da PCGO, e com a Polícia Civil do Mato Grosso, por meio da Delegacia de Cáceres.
Saiba mais
Operação Fake Farmer cumpre mais de 100 mandados judiciais
Sistema com inteligência artificial combate sonegação de impostos em Goiás
O post Operação Golpes S.A. prende 19 suspeitos de fraudes eletrônicas apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.