Novos ônibus articulados elétricos iniciaram, efetivamente, nesta semana, as operações nas extensões do Eixo Anhanguera (Foto: SGG)
Os dois novos ônibus articulados elétricos do Governo de Goiás iniciaram, efetivamente, nesta semana, as operações nas extensões do Eixo Anhanguera. Além de Goiânia, as cidades de Goianira e Trindade passaram a ser atendidas pelos veículos. O próximo município a entrar na programação será Senador Canedo.
Segundo o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, esse benefício foi viabilizado com o complemento tarifário, pago pelo Governo de Goiás em parceria com a Prefeitura de Goiânia e prefeituras de Aparecida, Goianira, Trindade e Senador Canedo.
“Os usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana já começam a perceber todas as melhorias que o Governo de Goiás está promovendo no transporte coletivo, com reformas nos pontos de ônibus; novas estações, terminais e ônibus mais confortáveis, silenciosos e com ar-condicionado.”, afirma.
“Após realizarmos todos os testes necessários, estamos prontos para operar nas extensões do Eixo Anhanguera com total segurança. Nossa prioridade é oferecer uma experiência de transporte que atenda às demandas de mobilidade urbana, ao mesmo tempo que contribuímos para a sustentabilidade ambiental”, ressalta o presidente da Metrobus, Francisco Caldas.
Ônibus elétricos
Após um período de testes no trajeto entre os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo, os primeiros veículos elétricos começaram a atender as extensões de segunda a sábado, em dois turnos (matutino e vespertino). A operação também contempla o terminal no Setor Vera Cruz, em Goiânia.
Em Senador Canedo, por medida de segurança, a operação ainda depende de ajustes em um ponto de embarque e desembarque no Setor Nova Morada. A expectativa é que, nos próximos dias, a cidade também seja atendida com os veículos elétricos.
Os veículos elétricos são da marca BYD, articulados e equipados com carroceria Marcopolo. Os ônibus possuem 23 metros de comprimento e têm capacidade para transportar até 155 passageiros confortavelmente. A autonomia é de aproximadamente 250 km com uma carga completa.
Os veículos possuem ar-condicionado, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), suspensão pneumática em todos os eixos, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes, proporcionando maior segurança e autonomia. Segundo especialistas, um ônibus elétrico deixa de emitir anualmente 184 toneladas de CO2.
Nova Rede Metropolitana de Transporte
A eletrificação é um dos pontos contemplados no Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), que também inclui a revitalização dos cinco terminais e 19 estações do Eixo Anhanguera.
Já foram entregues 60 ônibus para operar no Sistema BRT, as estações Hemocentro, Anhanguera, Lago das Rosas, Vila Bandeirante e Universitário completamente reformadas, e o terminal Novo Mundo já está em fase de obras.
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