Missa celebrada em italiano e show com Daniel Boaventura marcam o primeiro dia do Festival Italiano de Nova Veneza

Por Milkylenne Cardoso
5 Min Read

O 18º Festival Italiano de Nova Veneza começa nesta quinta, 6 de junho, com uma missa de abertura do evento, celebrada em português e em italiano. Este é um dos momentos que mais emociona os moradores da cidade, pois é realizada em italiano, exalta a religiosidade herdada dos ascendentes e recria um ambiente que fez parte do passado da cidade. Vale lembrar que a Itália é o berço da Igreja Católica e os descendentes que chegaram a Goiás há mais de 100 anos trouxeram este costume

Na sequência, acontece a abertura oficial da Cantina da Nonna, oficial do evento, assim como dos demais restaurantes e estandes, para servir ao público a famosa gastronomia italiana. Só a Cozinha da Nonna, 80 cozinheiras estarão envolvidas na preparação de mais 30 mil porções do cardápio com 25 opções.

O ponto alto da noite será o show com Daniel Boaventura, com entrada gratuita. Rosto conhecido por novelas como Laços de Família (2000), Malhação (2006-2008) e Tapas & Beijos (2011 -2015), o artista tem na música sua maior paixão e carreira principal. Em 2010, atuando em na novela global Passione, foi inspirado a lançar seu segundo álbum, composto apenas por músicas italianas, intitulado Italiano. Famoso por sua versatilidade, o cantor interpreta clássicos de Frank Sinatra, Elvis Presley e Barry White em seus shows, conhecidos por sua energia e emoção. Recentemente, lançou-se na carreira internacional, gravando álbuns e esgotando ingressos no México e na Rússia.

Como chegar à Nova Veneza

Situada aproximadamente 30 quilômetros de Goiânia e a 195 quilômetros de Brasília, a cidade possui quatro acessos.

  • De Goiânia, a opção é ir pela GO 462, que sai pela Avenida Eurico Viana, no setor Parque das Nações, passa pelo Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, por Santo Antônio e chega direto à cidade. Por essa alternativa, são 28 quilômetros de distância.
  • Outra alternativa é seguir pela 070, rodovia que na capital pode ser acessada pela Avenida Anhanguera e chega a Inhumas. De lá, o trajeto para Nova Veneza se dá também pela GO 222 e a distância é ainda menor: 20 quilômetros.
  • Para quem vem de Anápolis, a indicação é a GO 222, que parte de Anápolis e segue até Nerópolis, sendo que o visitante deverá passar por dentro da cidade para acessar novamente a rodovia GO 222 até Nova Veneza. O trajeto tem 40 quilômetros é o indicado para quem vem de Brasília também.
  • Desde 2018, Nova Veneza ganhou uma nova alternativa de acesso com a pavimentação da antiga estrada Santa Bárbara, é a GO 420. Com 6,7 quilômetros, ela liga a cidade de Nova Veneza à GO-080, após a cidade de Nerópolis. Por este caminho, quem vem de Goiânia anda 37 quilômetros; de Anápolis, são 45 quilômetros.

Sobre o Festival


Com o tema “A casa d’Itália”, em sua 18ª edição, o Festival Italiano de Nova Veneza existe desde 2003, quando surgiu para valorizar a história da cidade, formada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos. Hoje, cerca de 60% da população do município de Nova Veneza é formada por descendentes italianos. O evento neste ano será realizado de 6 a 9 de junho e deve receber mais de 120 mil pessoas nos quatro dias.

Além do resgate cultural, a iniciativa estimula também a economia local. Toda a cadeia produtiva da região é envolvida: de produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais do setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros, todos se envolvem com o festival.

Acompanhe a programação de quinta-feira, 6 de junho de 2024

  • 19h – Santa Missa na Igreja da Matriz de Nossa Sra. Do Carmo
  • 19h30 – Abertura da Cantina da Nonna – Praça da Matriz
  • 20h30 – Abertura oficial no palco principal
  • 21h – Apresentações culturais, musicais e artísticas locais
  • 22h – Show com Daniel Boaventura



Fonte: sdnews.com.br

Share This Article