O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a candidatura do deputado federal petista Rogério Correia à prefeitura de Belo Horizonte. Ele também elogiou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmando que ele é “a figura pública mais importante de Minas Gerais” e que tem condições de vencer as eleições no Estado em 2026.
As falas do presidente acontecem em meio a negociações entre o PT mineiro e o PSD por uma aliança nas eleições municipais. Correia foi indicado para disputar a prefeitura contra Fuad Noman (PSD). Mas uma ala petista tem defendido uma aliança com o atual mandatário, em conversas que envolvem o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
Em entrevista à rádio O Tempo FM, na capital mineira, Lula reafirmou a candidatura do petista. Mas pediu “tranquilidade” nas eleições municipais, afirmando que “ninguém precisa ficar fazendo maldade com ninguém” ao longo do processo eleitoral.
“O Rogério é o candidato do PT, é um deputado que tem uma presença muito grande no Congresso Nacional. E é normal, nós temos eleição em dois turnos. E, no final, aqueles que tiverem condições disputam o final”, disse Lula. “Minas Gerais tem o meu partido, tem o partido do Pacheco. Eu acho que os partidos vão ter que se reunir e discutir. O que eu quero é muita tranquilidade nessas eleições agora. Ninguém precisa ficar fazendo maldade com ninguém. E vamos nos preparar para o que vai acontecer em 2026.”
Lula se referiu a Pacheco como “um jovem, um advogado bem sucedido, presidente do Senado”.
“Eu acho que ele é hoje, publicamente, a figura pública mais importante de Minas Gerais. As coisas só vão acontecer se ele quiser”, afirmou. “Eu não sei se [em 2026] ele quer ser candidato ao Senado, se ele quer ser candidato a governador. Mas eu acho que ele tem todas as condições de fazer uma disputa eleitoral aqui e ganhar as eleições. Mas eu não posso decidir por Minas Gerais.”