Entre as novidades deste ano está o preparo de refeições na maior panela de pequi com arroz do mundo. Também serão distribuídas 2.500 refeições aos participantes (Foto: Vasconcelos Neto)
As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) já trabalha na organização da quarta edição da Festa do Pequi, que esse ano acontecerá na manhã no dia 23 de outubro, exatamente no dia instituído pelo Governo de Goiás como Dia Estadual do Pequi, por meio da lei 22.229/2023.
Além da programação da festa, haverá também a inauguração da reconstrução da malha asfáltica do entreposto e a revitalização do Mercado Não Permanente, a Pedra 2.
O evento será realizado em tendas montadas ao lado do Mercado do Produtor (Pedra 1), no entreposto da Ceasa-GO, localizado na BR-153, Km 5,5, Jardim Guanabara.
A celebração acontece quando na temporada do pequi na Ceasa, que começa em setembro e segue até março, e tem como objetivo ressaltar o fato do entreposto de Goiânia ser o que mais recebe e comercializa pequi no Brasil.
Atrações
Uma das novidades desta quarta edição é o preparo da maior panela de pequi do mundo, o que deve ser uma atração à parte, quando será utilizado nada menos que 50 sacas de pequi, 300 quilos de carne e a mesma quantidade de arroz.
Já está sendo viabilizada também programação artística da festa que, nesse ano, levará para o palco os artistas amadores da Ceasa, além de manifestações tradicionais, como a folia de Reis de Jesúpolis.
A exemplo das outras edições, serão servidas mais de 2500 refeições, cujo ingrediente principal é o pequi. Também será novamente realizada a feirinha para comercialização, não só do fruto, mas de produtos artesanais e derivados do pequi.
O governador Ronaldo Caiado deverá comparecer ao evento, assim como demais autoridades goianas que foram convidadas. O convite é ainda extensivo à sociedade civil, que terá acesso gratuito ao local.
Saiba mais
Emater abre novo formulário para viveiristas interessados em hastes de pequi
Emater comercializa hastes de pequi com e sem espinhos para viveiristas
Emater doa produção de pequi para Banco de Alimentos