O governo de Israel anunciou neste domingo (12) a abertura parcial de uma nova passagem na fronteira com a Faixa de Gaza para entrada de ajuda humanitária.
A travessia Western Erez teria sido aberta após forte pressão dos EUA para o envio de suprimentos para os civis palestinos. O novo trecho será coordenado em parceria com Washington.
Nos últimos dias, a entrega de ajuda na fronteira foi prejudicada por ataques do grupo terrorista Hamas, inclusive com o roubo de itens que seriam entregues a civis. Um trecho de Kerem Shalom, a outra entrada na fronteira, precisou ser fechado e aberto diversas vezes nos últimos dias.
Neste domingo (12), o serviço israelense para Assuntos Civis (Cogat) comunicou a entrada de sete caminhões com combustível no enclave.
Blinken critica operações em Rafah
Ainda neste domingo (12), o secretário de Estado americano, Antony Blinken, acompanhou outras autoridades da Casa Branca ao criticar as operações israelenses na cidade de Rafah, ocupada por milhares de palestinos.
Blinken defendeu a interrupção do envio de armas pesadas dos EUA para o país em guerra, por receio de uso nas atuais ações militares na cidade.
Segundo o secretário, Israel não possui um “plano confiável” para proteger a população, enquanto elimina terroristas da milícia palestina.
O governo israelense afirma que a cidade de Rafah é o ultimo reduto do Hamas no enclave.