O Governo de Goiás tem como prioridade a qualificação da assistência hospitalar à população goiana. Como resultado desse investimento em saúde, três hospitais da rede pública estadual mantiveram este ano a certificação de nível da Organização Nacional de Acreditação (ONA), considerado o mais importante título no país relacionado à eficiência.
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) e o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) mantiveram o selo de qualidade ONA nível 3, enquanto o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio solidariedade (Ceap-Sol) conquistou a manutenção do certificado ONA 2.
O secretário da Saúde de Goiás, Rasível Santos, destaca que a pasta atua incansavelmente para oferecer o melhor aos pacientes e que as acreditações confirmam o empenho e dedicação em garantir o bem-estar e a segurança dos pacientes.
“Observamos que os hospitais se esforçam para manter o nível de organização e este reconhecimento só comprova o quanto o trabalho tem sido bem-feito”, pontuou.
Certificação
O HGG foi a primeira unidade da rede pública de Goiás a ser reconhecida com esta certificação, tendo recebido o selo de ONA 1 em 2014. Desde então, o hospital tem se desenvolvido, alcançando em 2018 o selo ONA 3, nota máxima concedida pela Organização Nacional de Acreditação por atender aos padrões internacionais de qualidade e que agora permanece até 2026.
A confirmação é resultado da visita de manutenção dos avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), em junho deste ano, para verificação de conformidade dos critérios de qualidade.
O diretor técnico do hospital, Guilherme Carvalho, ressaltou que a unidade de saúde trabalha diariamente para atingir suas metas. “Este reconhecimento tem um valor gigantesco para nós e demonstra a seriedade da gestão. Desde 2014, nós escolhemos receber estes avaliadores externos para que apontem questões que precisamos melhorar. Acreditamos que quem mais ganha com isso é o nosso paciente, que tem acesso a um serviço que está em constante melhoria”, disse.
Já o HDT foi o único hospital na especialidade de infectologia a deter este que é o nível mais alto de excelência na América Latina. “Temos orgulho de afirmar que operamos com base nas melhores práticas do mercado, focadas na qualidade, segurança e experiência do paciente”, celebra o diretor-executivo do HDT e do Ceap-SOL, Antônio Jorge de Almeida.
Além do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi e do Hospital Estadual de Doenças Tropicais, outras três unidades públicas de Goiás são acreditadas com excelência pela ONA. Também entram neste grupo o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (Heapa), o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).
Avaliação
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente, segundo três critérios:
- cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
- cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e
- cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
O post Hospitais do Estado mantêm certificação ONA 2 e 3 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.