A Honda Motor anunciou na quarta-feira o início da produção do primeiro veículo de passageiros movido a célula de combustível construído por uma montadora nos Estados Unidos.
A marca japonesa exibiu o novo utilitário esportivo crossover CR-V e:FCEV em um evento para a mídia em sua fábrica em Marysville (Ohio) para marcar o início da fabricação. A Honda produziu veículos com célula de combustível pela última vez no Japão em 2021 e não o havia feito nos Estados Unidos antes.
O novo modelo deve ser lançado nos Estados Unidos este ano e será exportado para o Japão já no verão. Ele pode viajar 600 quilômetros com um reabastecimento de três minutos de seu tanque de hidrogênio e possui uma bateria elétrica plug-in com alcance de 60 km para áreas sem postos de abastecimento de hidrogênio.
O sistema de célula de combustível, feito em uma fábrica conjunta da Honda e da General Motors em Michigan, é duas vezes mais durável que as células de combustível anteriores da Honda a um terço do custo. O veículo em si também compartilha um design com um SUV Honda existente, reduzindo os custos em comparação com seus modelos anteriores de célula de combustível construídos para esse fim.
Atualmente, os Estados Unidos não têm montadoras produzindo veículos de passageiros movidos a hidrogênio do nível de célula de combustível para cima. A infraestrutura de combustível de hidrogênio do país também é deficiente, com postos de abastecimento limitados a certas áreas, como a Califórnia.
A Lei de Redução da Inflação, aprovada em 2022, inclui veículos de célula de combustível em seus incentivos fiscais para veículos elétricos e outros automóveis ecologicamente corretos. O novo modelo da Honda pode se qualificar.
A Honda pretende que todos os novos automóveis que vender em 2040 sejam modelos de emissão zero, ou seja, elétricos e de célula de combustível. Ela planeja investir 10 trilhões de ienes (US$ 64 bilhões) em elétricos e desenvolvimento de software na década até o ano fiscal de 2030 e está gastando US$ 11 bilhões para construir instalações de produção e uma cadeia de suprimentos no Canadá.
A montadora planeja expandir suas ofertas de veículos de célula de combustível na América do Norte, adicionando caminhões à linha também.