Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.
Um helicóptero transportando o presidente do Irã, Ebrahim Rasi, caiu neste domingo de acordo com a mídia estatal do país e a missão iraniana nas Nações Unidas. Ele estava em viagem oficial ao Azerbaijão para inaugurar uma barragem e na solenidade manifestou apoio ao povo palestino, dizendo que essa questão é a mais importante para o mundo islâmico;
Estavam na comitiva o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem, entre outras autoridades.
Segundo informações oficiais da agência de notícias da República Islâmica (IRNA), a aeronave caiu ao tentar aterrissar na região de Varzaghan, no Norte do país. Devido ao mau tempo, o socorro ainda não havia conseguido chegar ao local.
>>> Do “comitê da morte” à Presidência do Irã: quem é Ebrahim Raisi
A agência explica, ainda, que uma “enorme operação de busca envolvendo 16 equipes estava em andamento para localizar o helicóptero, mas as equipes ainda não haviam localizado o local do acidente depois de quase cinco horas.”
“O estimado presidente e a empresa estavam voltando a bordo de alguns helicópteros e um dos helicópteros foi forçado a fazer um pouso devido ao mau tempo e à neblina”, confirmou o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, à tevê estatal. A forte neblina fez com que as equipes de resgate enfrentassem dificuldades nas operações de resgate. Um helicóptero enviado para fornecer assistência às equipes de resgate foi obrigado a retornar por causa de problemas climáticos.
Membros do Conselho Supremo de Segurança Nacional e membros graduados do governo viajaram para Tabriz, a maior cidade próxima do local do acidente, para acompanhar o resgate.
A conta oficial do presidente no Instagram e a televisão estatal pediram que os iranianos rezassem pelo presidente e por sua comitiva. “Fazemos um apelo aos compatriotas para que orem pelo bem-estar do presidente e de seus companheiros”, ressalta a mensagem.
Raisi foi eleito presidente em 2021, referendado pelo líder supremo, Ali Khamenei, após uma carreira no Judiciário. Durante seu mandato, o país experimentou um endurecimento da polícia moral, reações violentas a protestos contra o governo e o primeiro ataque direto a Israel, realizado em abril A lei iraniana prevê que, em caso de morte do presidente, o vice assuma o poder e convoque novas eleições no prazo de seis meses. O vice é Mohammad Mokhber.