Governo vai homologar mais 6 terras indígenas neste mês, diz Guajajara | Brasil

Por Milkylenne Cardoso
3 Min Read

Governo brasileiro vai anunciar neste mês de abril a homologação de mais seis terras indígenas, adiantou a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, em Oxford, no Reino Unido. Com as oito terras demarcadas no ano passado, o governo Lula alcança sua meta inicial de homologar 14 territórios indígenas.

“A demarcação de terras indígenas continua sendo a prioridade número um dos povos indígenas do Brasil”, afirmou a ministra. “Antes do início do governo, apresentamos 14 áreas como prontas para serem homologadas e estamos trabalhando para cumprir essa meta até o fim deste mês.”

Guajajara disse que o seu ministério ainda está fazendo o levantamento das terras indígenas cujo processo de homologação foi afetado pela aprovação do Projeto de lei nº 490, de 2007 pelo Congresso no fim do ano passado, depois de o Supremo Tribunal Federal ter derrubado o marco temporal (que limita os direitos à reivindicação da demarcação de terras à presença dos povos indígenas até a data da promulgação da Constituição de 1988).

Ministra dos Povos Indígenas,Sônia Guajajara, no Skoll World Forum, em Oxford, Reino Unido. Foto: Suzi Katzumata — Foto: Foto: Suzi Katzumata/ Valor Econômico

“O direito à demarcação é garantido pela constituição brasileira e continuamos trabalhando nos processos de acordo com a Constituição e aguardamos que o STF derrube toda a PL 490/07”, afirmou Guajajara.

No Reino Unido para participar da abertura do Skoll World Forum, um fórum de empreendedorismo social e ambiental, a ministra se encontrou na noite de terça-feira (9) com a ex-premiê da Irlanda Mary Robinson, quando aproveitou para cobrar da Europa que os países ricos assumam o compromisso de ser corresponsáveis com a proteção das florestas.

“A Europa tem de incrementar a rastreabilidade dos produtos que compra do Brasil, para garantir que não sejam produzidos em áreas desmatadas”, afirmou a ministra.

A preservação das florestas e dos povos indígenas também passa por uma mudança nos sistemas alimentares, como sistemas agroflorestais, ressaltou Guajajara. “Para garantirmos o futuro, é preciso realmente romper posturas históricas e começarmos a implementar mudanças nos sistemas alimentares. A monocultura já se sabe que não é sustentável”, acrescentou. “Vamos continuar defendendo que é preciso mudar as formas de produção e consumo.”

Na quinta-feira (11), a ministra seguirá o tour para a Europa na Holanda, onde receberá o prêmio “As Quatro Liberdades”, da Fundação Franklin Delano Roosevelt.

* Os jornalistas viajaram a convite da Associated Press

Fonte: valor.globo.com

Share This Article