O governador do estado americano de Maryland, o democrata Wes Moore, anunciou nesta segunda-feira (17) indulto para cerca de 100 mil pessoas condenadas em processos estaduais por posse de quantias pequenas de maconha e de apetrechos para consumo da droga.
Segundo informações da CNN, esses indultos dizem respeito a mais de 175 mil condenações – algumas pessoas receberam perdão estadual por mais de uma condenação.
“Trata-se de mudar a forma como o governo e a sociedade veem aqueles que foram impedidos de ter oportunidades por causa de políticas públicas falidas e discriminatórias”, disse Moore.
Em novembro de 2022, a população de Maryland aprovou em referendo a legalização do uso recreativo da maconha para pessoas a partir de 21 anos de idade.
Políticos democratas têm promovido iniciativas relacionadas à droga: em maio, o governo do presidente Joe Biden anunciou a reclassificação da maconha como uma droga menos perigosa, passando da Classe I, categoria onde estão a heroína e o LSD, à Classe III, junto com a ketamina e alguns esteroides anabolizantes.
O uso recreativo da maconha é permitido em 24 estados americanos, três territórios dos Estados Unidos e na capital federal, Washington.
Em dezembro do ano passado, Biden promulgou um indulto presidencial para perdoar pessoas condenadas por posse e uso de maconha em territórios federais e no Distrito de Columbia. Foi a ampliação de um indulto anunciado em outubro de 2022, quando perdoou todos os condenados em nível federal por porte de maconha.