Os Lanternas cantou e interagiu com o público do evento. (Foto: Wagnas Cabral/Seds)
O Governo de Goiás celebrou o Dia do Orgulho Autista, nesta terça-feira (18/6), em um evento que reuniu entretenimento e informação. Realizado no pátio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o encontro contou com servidores, representantes de entidades, pessoas autistas e familiares.
A banda Os Lanternas, formada por integrantes com autismo e outras deficiências, abriu o encontro, interpretando sucessos musicais nacional e internacional. A plateia interagiu durante toda a apresentação, aplaudindo e cantando junto algumas canções, numa demonstração de que a inclusão traz ganhos para todos.
Dia do Orgulho Autista
O jornalista e pesquisador sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), Thiago Abreu, autor do livro “O que é a neurodiversidade?”, falou sobre o tema. Segundo ele, existem diferentes formas de agir, pensar, atuar na sociedade e é essa riqueza que compõem o que se chama de neurodiversidade.
“Quando abordamos esse conceito, não estamos falando só sobre autistas. Essa riqueza é formada por todos os seres humanos”, explicou o jornalista.
A subsecretária de Execução de Política de Social, Silvana Fuini, leu uma mensagem do secretário Wellington Matos, que não pode comparecer em razão de outra agenda.
“É crucial esclarecer os mitos e preconceitos que cercam o TEA, reconhecendo que ele não define quem a pessoa é, mas sim como ela interage e percebe o mundo ao seu redor. Cada pessoa com autismo possui talentos, habilidades e desafios únicos, que merecem ser celebrados e apoiados”, disse a mensagem.
O Governo de Goiás, por meio da Seds e do Goiás Social, emite a Carteira do Autista, que confere que a pessoa com TEA seja legalmente reconhecida com deficiência para todos os efeitos, com direito à assistência social e inclusão, oferecendo condições que garantam o exercício pleno da cidadania.
Além disso, por meio do cofinanciamento estadual, municípios recebem verbas para investimentos na área da assistência social, permitindo a criação de ambientes didáticos a todas as pessoas com TEA.