Sobrevoar vários locais exóticos do mundo, como por exemplo um vulcão ativo? Quem conhece de perto essa sensação, no mínimo excitante, é o piloto de paramotor Lu Marini, que é referência na modalidade. Ele desembarcou em Goiânia no dia 19 de junho, para a abertura da Exposição Terra e Ar, que esteve em cartaz no Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, até esta última sexta-feira (19 de julho), com o horário de visitação das 10h às 20h. A entrada foi gratuita.
Com a curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, a exposição trousse mais de 50 fotos legendadas, vídeos e objetos das expedições do piloto em painéis explicativos, retratando as belezas e os encontros do recordista em altitude num paramotor, único piloto do mundo a conseguir feitos como: sobrevoar um vulcão ativo e voar por mais de 2.500 quilômetros sobre o estado de Minas Gerais. “Mais do que uma opção gratuita e interessante de lazer, é também uma oportunidade para conhecer o trabalho deste superpiloto e saber um pouco mais sobre como é sobrevoar belezas naturais no Brasil e no mundo”, enfatiza o coordenador de marketing do centro de compras, Rayam Saraiva.
Para Lu Marini, cada expedição traz uma importante mensagem e sempre deixa um aprendizado. “Ao longo de minha carreira, marcada por aventuras, surpresas e por cenários, hora deslumbrantes, hora devastados, eu acabo vivendo situações fantásticas e momentos emocionantes, que vão ficar para sempre na minha mente. Para mim, poder compartilhar e inspirar outras pessoas através disso é muito gratificante”, conta. Produzida pela TakeOff Produções, a Exposição Terra e Ar é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio do Atacadão.
Uma nova perspectiva
Do alto, em seu paramotor que já atingiu 5.013 metros de altitude, Lu Marini registra a complexa relação entre homem e natureza, seja a de si próprio como mero espectador, seja como o agente que observa e analisa a ocupação humana e suas consequências para o planeta. “Sempre vou me inspirar nos meus sonhos de infância, no sonho de Dédalo, Ícaro e de tantos homens e mulheres que desejaram cruzar o céu ao lado dos pássaros”, relata. Já em terra firme, o piloto informa que surgem outras descobertas, o contato com novas maneiras de enxergar e compreender o cotidiano. “Foi a minha curiosidade, o amor pela natureza, a sede por descobertas e minha paixão por voar que me levaram a jornadas incríveis e a encontros inesquecíveis”, ressalta o piloto.
Sobre Lu Marini
Ao longo de 15 anos de carreira, Lu Marini se tornou conhecido por suas grandes expedições com paramotor. Recordista continental de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão ativo, Lu Marini soma dez grandes expedições inéditas já realizadas, totalizando mais de 23 mil quilômetros percorridos, passando por vinte e quatro estados e mais de quinhentos municípios. Recentemente, em 2022, lançou o “Documentário Terra e Ar – Minas Gerais”, resultado de sua expedição voando mais de 2.500 km pelo estado mineiro. O documentário, que está disponível em seu canal no Youtube, conta com mais de 200 mil visualizações.
Com reconhecimento internacional, Lu Marini ganhou espaço nos grandes veículos de comunicação por suas expedições, entre elas, os sobrevoos pela rodovia Transamazônica e pelos rios São Francisco e Rio Doce, transmitidas pelo Fantástico, da Rede Globo; Rio Tocantins e Rio Araguaia, exibidos no Domingo Espetacular, da Rede Record; e Rastreando o Atlântico e Rastreando o Pantanal, exibidos no Esporte Fantástico, também da Rede Record.
Lu Marini tem três livros lançados e o documentário “Rastreando o Rio Doce”, produzido e dirigido por ele, que já foi selecionado em dois festivais internacionais. Suas exposições, em tour pelo Brasil, já passaram por mais de 45 cidades, atraindo um público de mais de 300 mil pessoas. Todos os produtos culturais produzidos pelo piloto são distribuídos gratuitamente para a população.