A empresária Maisa Helena de Castro Moritz, 38, aprendeu na prática que é muito mais fácil ensinar as filhas sobre os negócios da família do que aconselhá-las a buscar outra profissão sem o mesmo foco vivido durante uma vida inteira. “Na minha sucessão familiar, eu tinha uma fazenda para cuidar e não entendia nada. Às vezes, não é saindo de casa para estudar longe que elas vão ser realizadas e vão fazer sucesso”, afirmou.
Aos 13 anos, a empreendedora saiu de casa para estudar o ensino médio, de Montividiu do Norte (GO) para Porangatu (GO), e se formou em fisioterapeuta em Minas Gerais. Depois de formada, após trabalhar dez anos na área sem ter grandes retornos, a empreendedora e o marido enxergaram a oportunidade de abrir um restaurante com ar-condicionado na calorosa cidade do norte goiano, em Porangatu. O restaurante possui ambiente personalizado que remete à vida no campo e a um clima agradável, que faz o cliente se sentir em casa.
Um objeto em específico chama a atenção e possui um significado importante para a família: o chapéu do pai, fazendeiro faleceu há dez anos, aos 57, ao cair de um burro enquanto trabalhava na fazenda. “Procuro colocar o que meu pai e minha mãe sempre ensinaram: ‘devoção, obrigação e diversão’, e o Villa Grill tem muito dessa história. Eu tento trazer o aconchego da minha mãe, de vê-la mexendo nas panelas e a mesa da fazenda sempre cheia de gente, para as pessoas, quando vêm ao Villa Grill sentir um lugar gostoso e um ambiente familiar”, enfatizou Maisa.
Para cumprir e flexibilizar todos os compromissos de mãe e empresária, Maisa contou com o apoio do Sebrae. A vida profissional é administrada em meio à rotina de organizar a casa e levar as filhas para a escola e para as atividades extracurriculares, tarefas que ela divide com o marido, Luiz Henrique.
O restaurante, aberto há sete anos, é um negócio que acontece enquanto uma das filhas trabalha no caixa e a outra ajuda na pesagem dos alimentos, nas horas vagas das meninas. Assim, aos poucos ocorre a sucessão familiar, para que no futuro elas saibam cuidar das empresas dos pais, sempre respeitando a decisão das filhas. Um cuidado e um jeito especial de Maisa enquanto mãe e empresária.
O negócio e o apoio do Sebrae
Para aprender e pegar o ritmo da cozinha, Maisa fez um estágio de três meses no restaurante de uma paciente amiga, em Cravinhos, em Minas Gerais, onde fazia os atendimentos na área de fisioterapia. Mãe da Maria Luiza, de 10 anos, e da Mariana, de 13, e esposa do Luiz Henrique, a empresária também sentia a necessidade de ter um tempo de qualidade ao lado da família. Algo que só conseguiu depois de passar pelos cursos de Coach e Empretec do Sebrae.
“O Empretec abre a visão da gente. Eu comecei do zero, pois meu pai e minha mãe nunca foram empreendedores, nunca tiveram uma empresa para ensinar a gente, e eu tinha a visão de que, ‘se eu não estivesse, a minha empresa não funcionava’, eu era escrava da minha empresa, eu tinha que todo dia analisar, tinha que ver se a comida estava bonita e o dia que eu não vinha, eu ficava com peso na consciência”, explica Maisa.
Com o seminário intensivo do Empretec, Maisa aprendeu a delegar, a cobrar de maneira correta, elogiar no momento certo e bonificar os funcionários empenhados nas atividades. “A partir do momento que eu delego e a pessoa começa a entregar (o trabalho), eu não preciso estar aqui todos os dias”, adicionou.
Já no primeiro dia de abertura do restaurante, foi uma explosão de clientes. Ela também foi a primeira empresária do ramo em Porangatu a oferecer os serviços por meio de drive-thru durante a pandemia. Ao longo dos anos, Maisa aprendeu que pequenas mudanças trazem grandes transformações, com ambientes personalizados, com clima agradável, que fazem o cliente se sentir em casa. Tanto que a empresa se expandiu e triplicou a quantidade de funcionários. Hoje, são mais de 50 pessoas empregadas.
Além disso, o negócio possui pontos comerciais em mais três cidades no Norte Goiano e no sul do Tocantins. Atualmente, a empresa é Villa Grill em Porangatu, Villa Sushi, em São Miguel do Araguaia (GO), Uruaçu (GO) e Gurupi (TO), e se prepara para inaugurar o Villa Beet também em Porangatu, com duas quadras de tênis e área de alimentação com vendas de comidas japonesas e sanduíches.
SERVIÇO
Instagram:
@villagrillrestaurante
@vsfoodsma
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Deivianne Jhasper – (62) 99194-6506
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn