Cientista chefe de meio ambiente da ExxonMobil, Matt Kolesar disse, nessa quarta-feira (12), que a companhia tem incentivado a produção de hidrogênio renovável e a captura de carbono. Ao participar do FII Priority Summit, encontro de líderes e executivos no Rio, o executivo afirmou que a petroleira americana tem buscado formas de produzir o hidrogênio verde a um custo competitivo.
“Nós já sabemos como produzir, agora precisamos encontrar um custo satisfatório”, disse Kolesar. Segundo o cientista, contudo, a demanda por petroquímicos ainda pode dobrar ao longo dos anos, e os fósseis ainda serão importantes.
No mesmo debate, Raad Al-Saady, diretor-executivo da companhia de energia da Arábia Saudita Acwa Power, defendeu que as empresas devem gerar oferta de hidrogênio verde mesmo que não haja demanda. “Temos defendido essa tese na Acwa. A demanda irá aparecer se houver oferta suficiente”.
Já Christian Deseglise, diretor-executivo de infraestrutura e inovação sustentável do HSBC, disse que é necessário ter o envolvimento de diferentes atores para que haja avanço nessas inovações renováveis:
“Precisamos de formas de trazer diferentes atores, como governos e empresas de óleo e gás, para desenvolver formas de fontes de energia limpa que sejam possíveis e gerem emprego. Precisamos continuar planejando, junto com bancos de desenvolvimento. O Brasil está engajado, por exemplo, em trazer detalhes sobre a plataforma energética do país na COP”.