A Coreia do Norte voltou a enviar balões com lixo à Coreia do Sul neste sábado (8). Esta é a terceira vez em duas semanas que os norte-coreanos lançam balões com dejetos em direção aos vizinhos do Sul.
“A Coreia do Norte lança mais uma vez [supostos] balões transportando resíduos para o Sul”, disseram os chefes do Estado-Maior Conjunto do Sul (JCS), em nota. Os militares pedem à população que não toquem nos balões e chamem as autoridades responsáveis quando avistá-los.
No último dia 6, um grupo de ativistas sul-coreanos mandou dez balões carregados com dinheiro, pen drives com música k-pop e propaganda contra o ditador norte-coreano Kim Jong-un.
O novo episódio é mais uma resposta aos balões enviados por ativistas da Coreia do Sul com propaganda contrária ao regime de Pyongyang. No fim de maio, os norte-coreanos lançaram centenas de balões cheios de lixo e fezes aos vizinhos do Sul.
O Estado-Maior Conjunto do Sul (JCS) informou que mais balões do Norte foram avistados no dia 1º de julho ao longo da Linha de Demarcação Militar que atravessa a zona desmilitarizada (DMZ) que separa as duas Coreias.
Na semana passada, Kim Yo-jong, irmã do ditador norte-coreano Kim Jong-un, afirmou que os balões eram “presentes sinceros” para os sul-coreanos que pedem garantias de liberdade de expressão e alertou que seu país enviará “dezenas de vezes” mais lixo do que o que é espalhado no Norte, em referência aos panfletos dos ativistas.
Em resposta, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, aprovou no último dia 4 a moção para interromper a validade do tratado militar assinado com a Coreia do Norte em 2018 para diminuir a tensão na região. O acordo permanecerá suspenso “até que seja restabelecida a confiança mútua entre o Sul e o Norte”, disse o Gabinete Presidencial sul-coreano.