A cidade de Cavalcante, através da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, sediou o 1º Fórum Anual dos Territórios Empreendedores de Goiás na segunda e terça-feira (08 e 09). Vindas de municípios do Nordeste Goiano e de outras regiões, lideranças se encontraram para trocar experiências e planejar a integração de territórios e suas estratégias.
Pelo Sebrae, estavam os gerentes regionais Cléber Chagas (Entorno do DF/Nordeste) e Fernanda Lobato (Sul), representantes das Regionais Metropolitana e Norte e os analistas Elaine Moura, coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae Goiás e gestora do Programa Território Empreendedor, Charles Dumaresq e Jorge Luiz. Também houve participação de autoridades e outros representantes territoriais de todas essas regiões.
Os líderes que iniciaram o projeto em 2021 demonstraram satisfação em poder estar de volta a Cavalcante para estas ações, que representaram uma troca de aprendizado, networking e movimento de pessoas em prol de um território, firmando compromisso de continuidade às ações implantadas ainda quando a iniciativa era o Projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), que agora é o Território Empreendedor Nordeste Goiano. Uma mostra fotográfica e um vídeo mostraram essa evolução.
O facilitador Beto Maciel, do Espírito Santo, que de agora em diante acompanhará as ações através do Sebrae, a atenção sobre pontos estratégicos relacionados aos territórios empreendedores, como revitalização do grupo e preparação para o seminário Conexão e Oportunidades. Também foram apresentadas programações previstas, como o encontro de avivamento do grupo, que contribuirá para a troca de experiências e planejamento. Os presentes foram envolvidos e, ao mesmo tempo, estimulados a entender que a liderança é feita com propósito e desenvolvimento para que realmente o território cresça, progrida e avance cada vez mais.
Segundo Beto Maciel, é necessário que o território tenha de fato força de vontade para crescer, e a palavra para isso acontecer se resume em “querer”. “Sem isso, desapareceriam as escolhas, as motivações e as inspirações”, disse ele, que também destacou a importância de ter percepção e visão de futuro, querer e fomentar propósito como objetivo de vida e condição plena que vale a pena ser vivida. “O líder tem que entender qual é o seu propósito”, afirmou. “Tem que haver o sentimento de pertencimento ao território e criação de vínculos e relações. Este é o propósito maior do líder dentro desse território empreendedor.”
Ele fez uma dinâmica com o grupo sobre integração, organização, trabalho em equipe, união e comprometimento com o resultado. “No que diz respeito à governança no Nordeste Goiano, é necessário que essa liderança esteja coesa e com uma agenda alinhada para conectar pessoas. Agora é hora de colocarmos as ideias em prática e fazermos o grupo progredir”, disse.
As ações priorizadas do Território Empreendedor para o ano de 2024 foram apresentadas, com foco em turismo, cultura e produção de alimentos. Foi detalhado o que já avançou, o que está em andamento e o que ainda precisa ser desenvolvido e implementado em relação ao branding territorial, com briefing pronto. A coordenadora Elaine Moura falou sobre aproveitar o momento. “Este lugar é o lugar que se conquista, é o momento de sedimentar este pensamento na mente de cada um. Vejo a consistência de um projeto sólido e representativo, que também é um outro ganho para o Nordeste Goiano. O Território Empreendedor, que abriu essa oportunidade para as mulheres, e todas essas ações positivas que estão acontecendo por mérito do grupo”, salientou.
Uma das lideranças do Território Empreendedor, Bruno Queiroz, presidente da Associação Nego, ao falar sobre as ações que estão em andamento, lembrou como grande conquista as implantações das salas do empreendedor em nove municípios do Nordeste Goiano. “Já temos aqui no território gestores e líderes dos municípios que já reconhecem a importância de um ambiente favorável aos negócios e ao fomento do empreendedorismo como vetor de transformação e desenvolvimento econômico”, afirmou.
João Lino, membro da liderança do Território Empreendedor, destacou a importância de ações realizadas na região. “Iniciativas como a rota do turismo de base comunitária, o turismo nas comunidades quilombolas Kalunga, a rota da saúde e bem-estar e a Associação Veadeiros, na Chapada, demonstram a vocação turística do Nordeste Goiano, com seus ativos naturais e culturais. A Chapada dos Veadeiros e a Terra Ronca são conhecidas nacional e internacionalmente por sua beleza natural e cultural. O Sebrae vem para colaborar, com sua história de atuação na região. Certamente é a instituição mais atuante e presente em Cavalcante e no Nordeste Goiano como um todo, fazendo a diferença no desenvolvimento regional.”
Na ocasião, também foram apresentados vídeos de depoimentos de pessoas comuns das comunidades que se tornaram atrativos turísticos. Essa troca de saberes e fazeres fomenta a economia através da geração de renda comunitária, abrindo uma gama de possibilidades de crescimento e melhoria na qualidade de vida das comunidades locais dentro do território.
O professor Ronaldo Ferreira da Silva, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade de Posse, que atua dentro da associação no que diz respeito às metas que envolvam tecnologia e inovação, considera que a evolução do LIDER para o Território Empreendedor é uma conquista. “Embora ainda esteja dentro do Sebrae, já estamos realizando desdobramentos das iniciativas. O Sebrae é uma instituição que identifica e potencializa as vocações regionais. Aqui, nós estamos falando de recursos humanos. Pois antes do LIDER chegar ao Nordeste Goiano, eu nunca tinha visto uma instituição ou projeto que conseguisse reunir e juntar as pessoas e lideranças de 21 municípios da região e mais um município do Entorno, como Formosa. Aí eu percebo a importância e o papel da instituição nessa concepção, que é exatamente o de juntar e organizar, em um formato que seja de fato exequível, as pessoas para que trabalhem de forma cooperada, organizada e sincronizada dentro do território, pensando em soluções de problemas, que não são poucos. Os dados estão disponíveis: IDH baixo e uma dimensão territorial muito grande. Mas, uma vez que trabalhamos de forma cooperada e organizada, conseguimos minimizar e até mesmo corrigir algumas assimetrias que foram construídas ao longo da história. Então, o Sebrae tem esse papel”, afirmou.
O fórum também contou com a presença especial do prefeito Vilmar Kalunga, o primeiro prefeito quilombola eleito no Brasil. “É uma honra recebê-los pela segunda vez em nosso município. Estou muito feliz por haver participado de quase todos os encontros do LIDER, uma experiência única e ímpar, em que eu tive a oportunidade. Isso não é um privilégio apenas para Cavalcante, mas para todos os municípios envolvidos. Pois aqui construímos uma família que pensa no coletivo de nossa região. Então, quer dizer que Cavalcante é de todos. A chave está com todos vocês. Estamos lutando para fazer uma gestão diferente, colaborativa e participativa, sempre contando com o Sebrae, que é um parceiro que vem nos ajudando bastante e que sempre está à disposição para nos orientar e que nos tem acompanhado em todos os momentos”, ressaltou.
Segundo dia
As ações, motivações e estratégias do 1º Fórum Anual dos Territórios Empreendedores de Goiás continuaram na manhã da terça-feira (09), quando foram apresentadas muitas conquistas para o território que se tornará um modelo de inclusão.
O gerente Cléber Chagas convidou algumas pessoas para falarem sobre as ações que já estão acontecendo dentro do Território Empreendedor. Essas ações foram projetadas na época do LIDER, que teve a presença ativa do Sebrae e que agora continuar atuando como mediador.
Cléber apresentou o analista do Sebrae Jorge Luiz juntamente com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano (CISBANGO), João Orestes, que falaram sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A cidade de Cabeceiras de Goiás foi a precursora na conquista do SIM, de liberação sanitária, e depois a cidade de Alto Paraíso de Goiás também recebeu a certificação. A finalidade é que mais municípios do Nordeste Goiano tenham os seus produtos com o selo de certificação. Isso significa a implantação do SIM regional. Dessa forma, os empreendedores poderão comercializar os seus produtos alimentícios em 26 municípios, concluiu João Orestes. O CISBANGO é um consórcio de desenvolvimento sustentável com atuação ativa nos municípios do Nordeste Goiano.
A escritora Patrícia Mayer, ao falar sobre o incentivo à cultura, disse que todos os municípios do Nordeste Goiano foram contemplados com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo e da política nacional Aldir Blanc. Isso representa um grande avanço para esses municípios, que têm despertado o entendimento de que o desenvolvimento de território também se faz com cultura.
Cléber Chagas também destacou a importância de outras lideranças que, ao estabelecerem essa parceria com o Sebrae e por entenderem a importância do empreendedorismo no território, passaram a alcançar protagonismo. Um exemplo é a empreendedora Iasminy Berquó, do sítio Boca do Mato, que fica localizado na cidade de Mambaí. Ela é referência em produção sustentável e preservação dos recursos naturais do Cerrado. Sua proposta é manter o bioma em pé, uma vez que gera valores para toda a região e território. “Sou uma cria do Sebrae. Minha história de empreendedorismo começou com a instituição há dez anos. Hoje queremos ultrapassar fronteiras e conquistar o mundo inteiro. E até hoje continuamos caminhando juntos”, enfatizou.
Líderes das regiões Metropolitana, Sul e Norte foram a Cavalcante para ver as ações e os resultados do Território Empreendedor Nordeste Goiano. Também para falar das respectivas ações e avanços em seus territórios, caso do diretor universitário Jeferson Samuelsson, líder do Projeto LIDER Sul, agora chamado de Goiás Sul; e do diretor Elismar Martins, líder da Região Metropolitana e presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável e Inovação do Coração Goiano (Adesgo) e também secretário de Indústria e Comércio de Aparecida de Goiânia.
A Região Norte também marcou presença através de lideranças de Niquelândia, Campinorte e Porangatu, acompanhando o presidente da Facieg e da Associação de Desenvolvimento do Norte Goiano (ADNG), Márcio Luís. Eles destacaram as ações e particularidades de cada região, como por exemplo a rota da gastronomia do Norte Goiano, que é realizada na cidade de Niquelândia. Os presentes e respectivos líderes abordaram temas como tecnologia, agricultura, cultura e turismo, sempre destacando que é necessária a integração das lideranças e territórios, uma vez que isso gera mais motivação e crescimento pujante.
As lideranças e autoridades destacaram o perfil de cada região que já está avançando com a agenda de desenvolvimento. O Nordeste Goiano e os demais territórios presentes e representados deverão se transformar em territórios inclusivos, reunindo todas as áreas, saberes e competências. A partir daí, será criado um processo modelo para todo o país, levando em consideração e contando com a participação de parceiros estratégicos nos próximos encontros que serão realizados, sendo que foi criada por todos uma grande expectativa para um grande encontro que provavelmente terá como sede a cidade de Goiânia.
O evento, que provavelmente acontecerá no mês de junho, será denominado “Seminário Conexão e Oportunidades”. As lideranças presentes terão a obrigação de defender os interesses territoriais, uma vez que são territórios empreendedores que contarão com a presença do Sebrae como mediador.
Ao final do evento, o secretário de Turismo de Alto Paraíso e o guia e membro do Território Empreendedor João Lino falaram com os presentes, principalmente os visitantes de outras regiões, apresentando os atrativos turísticos de Cavalcante dentro da Chapada dos Veadeiros.
No almoço de confraternização, o gerente Cléber Chagas agradeceu o empenho de todos. ”É uma grande satisfação e alegria poder receber aqui territórios empreendedores de Goiás que se unem ao Nordeste Goiano. Agradecemos o apoio ativo e participativo da Facieg, que vem para trazer este sentimento de cooperativismo. Agradecemos por tudo o que estes atores representam e por estarem presentes em nosso território nesta troca de experiência, onde oferecemos o que temos e também recebemos o que esses territórios têm a oferecer”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn