Catalão: CMOC investe na construção de nova sede da Cozinha Coletiva das Mulheres Camponesas

Por Milkylenne Cardoso
5 Min Read

Na última semana na quinta-feira, 19/09, representantes da CMOC Brasil visitaram a obra de construção da Cozinha Camponesa, projeto conduzido pelo Movimento Camponês Popular, no município de Catalão (GO). Com aporte significativo da mineradora, a nova sede fortalecerá o movimento, permitindo maior geração de renda e suporte aos agricultores familiares da região.

A Cozinha Camponesa é uma iniciativa do MCP que reúne agricultores, especialmente mulheres, para a produção de panificados, como bolos, quitandas e salgados, além de outros artigos provenientes da agricultura familiar. O projeto, iniciado em 2012, nasceu da necessidade de geração de renda para as mulheres camponesas, proporcionando autonomia econômica e valorização da produção do campo. Atualmente, a Cozinha Camponesa oferta produtos para o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal, o qual, por meio das Prefeituras municipais, adquire alimentos produzidos por agricultores familiares para as unidades escolares dos municípios da região. O projeto também atende à Companhia Brasileira de Abastecimento (CONAB), que destina os produtos aos setores de Assistência Social dos municípios. Os produtos ainda são comercializados por meio da venda direta ao consumidor, na própria cozinha ou nas feiras livres.

A parceria com a CMOC Brasil para a construção da nova Cozinha, juntamente à sede do Movimento, proporcionará um espaço mais adequado para a produção dos panificados, melhorando as condições de trabalho dos agricultores, já que a cozinha atual não oferece estrutura suficiente para o crescimento do negócio. Para o Diretor de RH e Assuntos Corporativos da CMOC, Eduardo Lima, o financiamento da obra decorre da iniciativa da empresa em contribuir para o desenvolvimento da região, por meio do incentivo à produção local e à circulação de renda nos municípios. “Priorizamos nossos investimentos sociais em iniciativas que produzam retorno real às comunidades. Por isso, optamos pela parceria com o MCP, pois acreditamos que incentivar o trabalho desenvolvido pelo movimento irá refletir na melhoria de vida dos pequenos produtores rurais da região, além de fomentar a economia”, complementa Eduardo.

Marivalda dos Santos, liderança do MCP em Catalão (GO), destaca a importância da parceria com a mineradora para impulsionar o trabalho realizado pelos agricultores. Um dos benefícios da construção de uma sede própria é a redução de custos do Movimento, como por exemplo, o pagamento de aluguel, como ocorre no espaço atual. A obra, além da Cozinha Camponesa, ainda contará com um espaço exclusivo para a venda direta dos produtos à comunidade, o que aumentará a visibilidade do negócio e, por consequência, a geração de renda. “A construção dessa cozinha é um sonho das camponesas, que agora está sendo concretizado. A nova Cozinha trará melhores condições de trabalho e, sabemos que onde as condições de trabalho são melhores, o produto final também tem melhor qualidade. Além disso, vamos beneficiar muito mais mulheres que hoje estão ociosas no campo, precisando ter sua renda e sua independência. Vale destacar que o terreno da obra foi doado pela Prefeitura de Catalão, que também investiu R$ 150 mil para o início do projeto. Agora, a parceria da CMOC vai ajudar a concluir toda a parte de acabamento”, destaca Marivalda.

A ação também está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mais especificamente o ODS 3 (Saúde e Bem-estar), que promove a saúde e a qualidade de vida; o ODS 4 (Educação de Qualidade), que incentiva a capacitação; o ODS 5 (Igualdade de Gênero), que reforça o empoderamento feminino; e o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), que valoriza a cooperação entre setores.

A expectativa é que a obra do novo espaço seja concluída ainda em 2024.



Fonte: sdnews.com.br

Share This Article