Catalão: Casa Criativa CMOC completa seu primeiro ano na cidade

Por Milkylenne Cardoso
5 Min Read

Em setembro, a Casa Criativa CMOC celebra seu primeiro ano de atuação em Catalão (GO), com uma trajetória marcante e inovadora. Mantida pela mineradora CMOC Brasil, a Casa oferece um espaço multifuncional dedicado à educação, à arte e ao lazer para crianças, jovens e adultos da região. A iniciativa tem se destacado por proporcionar um ambiente estimulante, que une atividades educacionais e culturais, em uma programação diversificada. O espaço conta com cursos de robótica, inteligência artificial, informática e inglês, eventos culturais, como espetáculos de teatro, entre inúmeras outras atividades.

Desde sua inauguração, a Casa Criativa já atendeu mais de 2 mil pessoas, com a oferta de mais de 60 cursos e oficinas em áreas como audiovisual, tecnologia, arte, cultura, esportes e capacitação profissional, principalmente para crianças e jovens de escolas públicas do município, além de 15 projetos desenvolvidos em uma incubadora focada em inovação.

Com investimentos de cerca de R$ 2,9 milhões, a Casa Criativa CMOC é um projeto social mantido pela CMOC Brasil, para fortalecer a educação, a cultura e o mercado de trabalho da região. De acordo com Flávia Adorno, gerente de ESG da CMOC, a disponibilização do centro de formação e cultura para a comunidade vai ao encontro dos valores corporativos da empresa, com uma atuação socialmente responsável e que contribua para o desenvolvimento local. “A Casa Criativa é mais uma das ações da CMOC para gerar um legado positivo e potencializar as oportunidades locais. Temos orgulho em oferecer essa iniciativa para a população de Catalão”, afirma Flávia.

Arte e Cultura

Um diferencial da Casa Criativa CMOC é seu foco em atividades culturais e artísticas únicas. As aulas de musicalização, tecido acrobático, palhaçaria e produção de instrumentos com material reciclável são exemplos de como o projeto valoriza a expressão artística e a inovação. As oficinas de audiovisual, por exemplo, foram um sucesso e destacam o compromisso da Casa em fornecer atividades que estimulem a criatividade, combinada com técnica.

“A Casa Criativa é um espaço onde arte e tecnologia se complementam para o desenvolvimento humano. Oferecemos apresentações, oficinas e atividades voltadas para a economia criativa, com sala de informática, biblioteca, área de convivência, salas de reunião, e estúdios de vídeo e dublagem, tudo gratuito. Este espaço existe graças ao apoio da CMOC, que acredita na importância de investir na comunidade e em projetos que promovem acesso à arte, tecnologia, lazer e formação. Agradecemos a parceria e o compromisso da empresa”, destaca Rita Oliveira, Diretora Pedagógica da Casa Criativa.

Educação e Tecnologia

A Casa Criativa CMOC também oferece uma ampla gama de cursos, incluindo aulas de mandarim, libras, oficinas de robótica, informática e inglês, atendendo principalmente alunos de escolas públicas, complementando as atividades extracurriculares.

Um projeto social, ao disponibilizar aulas que envolvam tecnologia e outros idiomas, promove a inclusão e a igualdade de oportunidades. Os participantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades valiosas para o mercado de trabalho, além de descobrir novos interesses e ter contato com inovações. As aulas de iniciação à robótica, inteligência artificial e servidores virtuais juntas tiveram mais de 150 inscrições. Estas iniciativas não só ampliam o repertório dos alunos, mas também os preparam para um futuro cada vez mais digital e globalizado.

Investimento para além dos grandes centros

O espaço tem se mostrado fundamental para o acesso à cultura em Catalão, incentivando a participação da comunidade em projetos inovadores e enriquecedores. Ao trazer experiências e aprendizados diversos para a cidade, a Casa promove o engajamento cultural e educacional de maneira inclusiva e acessível. Em seu primeiro ano, o espaço abrigou eventos como saraus, peças de teatro e apresentações musicais. Alguns marcaram o período, como a Semana Chinesa, com uma série de atividades sobre a cultura do país, além de duas edições de eventos sobre empreendedorismo feminino, para incentivar mulheres a novos negócios.

“É importante que cidades mais distantes dos grandes centros, como Catalão, tenham acesso à cultura e experiências de formação da mesma maneira que capitais. A Casa Criativa CMOC é uma forma de aproximar a comunidade dessas experiências sem que precise se locomover para outras cidades. Além disso, também é uma forma de valorizar a expressão cultural da própria cidade e expandir para todos a cultura local”, finaliza Flávia Adorno.



Fonte: sdnews.com.br

Share This Article