Cardápio de Festa Junina: guia nutricional com riscos e benefícios

Por Milkylenne Cardoso
4 Min Read

Com a variedade de comidas presentes nas festas juninas, a professora destaca que é preciso atenção à saúde diante das opções tentadoras. “Os alimentos juninos são conhecidos por sua elevada quantidade de gordura e açúcar, fatores que podem acarretar problemas como doenças renais, gastrointestinais e obesidade. O consumo excessivo de açúcar, presente em sobremesas e bebidas, também pode desencadear complicações como doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão”, pontuou.

A nutricionista detalha que, contudo, é possível aproveitar os prazeres das festas juninas com moderação. “Optar por uma seleção consciente dos alimentos é fundamental para evitar excessos e preservar a saúde. É importante ressaltar que além de saborosos, alguns itens do cardápio junino podem oferecer benefícios à saúde. Por isso, a importância da ajuda de um nutricionista para entender melhor sobre o assunto”, concluiu.

Cardápio detalhado pela nutricionista

Arroz-doce

Por ser rico em carboidrato, ele é ótimo para quem deseja ter mais energia. Sem contar os nutrientes presentes nele, como algumas vitaminas (A, B12 e D), cálcio, fósforo, magnésio e proteínas, encontrados no leite, sendo essenciais para quem deseja fortalecer e melhorar a densidade óssea.

Além dos ingredientes para o seu preparo, o arroz-doce acompanha os inseparáveis cravo e canela, que ajudam a reduzir o índice glicêmico presente no organismo ao ingerir açúcar em excesso. No entanto, assim como qualquer outro alimento junino, o seu consumo também deve ser moderado, visto a presença de açúcar.

Pipoca

A pipoca é um dos alimentos mais saudáveis da festa junina. Rica em fibras alimentares, ela é perfeita para quem deseja melhorar e/ou regular o funcionamento do intestino. Sem falar que traz saciedade, diminuindo o consumo excessivo ao longo do dia.

Além disso, o milho é rico em ácido fólico, uma excelente vitamina deseja tratar problemas cardiovasculares e anemias. Mas atenção: se for preparada com pouca gordura e consumida sem sal em excesso, a pipoca é mais do que recomendada. Caso contrário, se atentar ao consumo excessivo.

Amendoim

Presente em muitas sobremesas, como pé-de-moleque e paçoquinha, o amendoim por si só pode ser um ótimo alimento para se comer nas festas juninas, pois é rico em gorduras poli-insaturadas.

A gordura poli-insaturada ajuda no combate, controle e tratamento do colesterol ruim (LDL). Além disso, o amendoim é rico em fontes boas de fibras, vitaminas e minerais, que atuam no bom funcionamento do organismo.

Quentão

Bebida típica nas festas, o quentão também pode trazer alguns benefícios à saúde. Por exemplo, a canela ajuda no processo de aceleração do metabolismo, contribuindo para a queima de gordura. Já o cravo, pode ser um ótimo aliado no controle do colesterol.

Além disso, em alguns preparos, o quentão leva o gengibre, ótimo para quem quer melhorar o funcionamento e combate infecções do organismo. Só tenha atenção ao consumo excessivo de bebida alcoólica, combinado?

Fonte: Com Informações da Ascom do Centro Universitário Una – Microrregional do Triângulo Mineiro e Goiás



Fonte: sdnews.com.br

Share This Article