O jornal americano New York Times revelou nesta quinta-feira (11) por meio de três fontes anônimas que a campanha de Joe Biden estaria testando “discretamente” a aprovação de Kamala Harris em uma possível troca de candidatos no Partido Democrata.
Segundo a reportagem, a campanha do atual presidente americano estaria produzindo pesquisas internas para avaliar a possibilidade da vice-presidente desbancar Donald Trump nas urnas.
A equipe por trás das sondagens supostamente encomendou uma pesquisa específica para esta semana, em meio ao crescente fluxo de legisladores e doadores democratas que estão abandonando o apoio à reeleição de Biden.
As fontes consultadas não especificaram ao jornal os objetivos dos pedidos de pesquisas eleitorais, no entanto devido ao atual cenário político envolvendo o mandatário dos EUA, esse parece ser o primeiro sinal de que existe a chance de substituírem o candidato a concorrer nas eleições de novembro.
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela ABC News/Washington Post/Ipsos aponta que Biden e Trump estão praticamente empatados na intenção de votos (46%), mesmo que 67% (57% dos democratas entrevistados) tenham expressado sua insatisfação com a possível reeleição de Biden que, segundo essa parcela, deveria abandonar a corrida.
A sondagem também projetou que, na hipótese de disputa entre Kamala Harris e Donald Trump, ela apresentaria uma ligeira liderança de 49% contra 47% do republicano.
A pesquisa ABC News/Washington Post//Ipsos ouviu 2.431 adultos dos EUA, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Também foram consultados 825 democratas, com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e 697 republicanos, com margem de erro de 4 pontos percentuais.
O levantamento aconteceu entre 5 e 9 de julho de 2024.