Café Empreendedor traz conhecimento e troca de experiências a empresários em Itapuranga | ASN Goiás

Por Milkylenne Cardoso
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CDL, Sebrae e empresários unidos na disseminação de bons conhecimentos para aprimorar a gestão (Fotos Carla Gomes)

“O que não se mede, não se gerencia.” Com essa conhecida frase começou o Café Empreendedor, que aconteceu na terça-feira (29) em Itapuranga, no Oeste Goiano. O palestrante e administrador Josimar Rafael, que abordou o tema “Como Vender Mais em Tempo de Crise”, lembrou que todo empresário deve ter sempre um feedback de seus clientes para avaliar como está sua empresa.

A iniciativa é uma parceria entre a CDL de Itapuranga e o Sebrae. E, como o café chama uma boa prosa, o evento contou com muita troca de informação e esclarecimentos sobre os principais pontos que precisam ser observados para quem tem interesse em ampliar o seu empreendimento e transformar o período de crise em oportunidade de negócios.

Leonardo Queiroz, da CDL, ressaltou a importância de atenção às mudanças no comércio

O presidente do CDL, Leonardo Queiroz, disse que a iniciativa foi com o intuito de manter o empresário atento às mudanças do comércio. “O mercado é muito dinâmico e nem só de momentos bons sobrevivemos. Tem alguns momentos mais difíceis em que é preciso arregaçar as mangas e mudar estratégias, mudar a direção. Se hoje vivemos uma dificuldade, é porque ontem ela não foi percebida e não foi direcionada para ser evitada. Já que estamos prevendo um momento mais complexo de assertividade, é importante fazer esses eventos para podermos discutir mais e alcançarmos a solução”, disse.

Já o palestrante pontuou alguns pontos que foram apresentados no evento. “Fizemos uma conversa bem estratégica sobre o cenário de vendas. O empresário precisa aproveitar os desafios que surgem ao longo do caminho para poder posicionar a empresa em busca de um aumento em sua venda. Não viemos aqui para trazer respostas, mas mostrar ao empreendedor o caminho onde eles podem encontrar a solução”, disse.

A gerente substituta e analista do Sebrae Regional Oeste, Marcicléia Rocha, destacou que a instituição oferece ao empreendedor diversas ações que podem auxiliá-los em todos os momentos. “O Sebrae é parceiro. Temos consultorias e vários outros tipos de atendimento. Trabalhamos por temas para demandar as turmas. Além das missões nacional e internacional, também intermediamos visitas técnicas, parcerias com as entidades. Nossa missão é levar nosso atendimento a todos os empreendedores do Estado e, quando detectarmos as dores de cada empreendedor, apresentarmos soluções e buscarmos parceiros que possam contribuir para o melhor desenvolvimento de todos, empreendedor e município”, explicou. Ela exemplificou com uma experiência com uma loja de lingerie, em Firminópolis, que hoje está com filial em outro estado depois de passar por consultorias do Sebrae e participar da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, realizada anualmente pelo Sebrae e parceiros.

Marcicléia destacou a importância do seminário imersivo Empretec para os empresários que têm como objetivo desenvolver e aprimorar técnicas de gestão, liderança e controle emocional para aplicarem em seus negócios.

O palestrante Josimar Rafael falou sobre questões que precisam ser levadas em conta nos negócios

Em outro momento do encontro, Josimar Rafael apresentou um vídeo em que tinha dois times passando bola uma para o outro, um time de camiseta branca e outro de preto. Josimar pediu para os participantes dizerem quantas vezes o time de camiseta branca repassou a bola. A grande maioria dos presentes se concentrou nesse ponto e não observou a saída de um integrante do time de preto, a mudança de cor da cortina que ficava de fundo e a passagem de um gorila no meio dos dois times.

Quando o palestrante começou a pontuar esses detalhes, ele destacou aos empresários presentes que às vezes o empreendedor fica tão focado em alguma coisa que não percebe o que está acontecendo em volta e é necessário ter esse olhar para o todo.

Novas tecnologias

Outro ponto abordado no encontro foi a questão das novas tecnologias e o cuidado que o empresário precisa ter ao entrar nesse mundo virtual. “As pessoas precisam entender seu público e depois avaliar qual o melhor lugar para mostrar sua loja na rede. Qual o público você quer atingir? Quem é o cliente ideal para seu empreendimento? Qual sua capacidade de resposta para as pessoas que buscam sua loja na rede?” Com esses questionamentos, Josimar mexeu com a visão dos participantes que compartilharam suas experiências nas redes sociais.

Caio César Ferreira, do segmento de materiais para a construção civil

Também foi discutida a importância da loja física. “Temos um novo conceito no pós-pandemia. As pessoas gostam da loja digital, mas precisa de uma loja física”, disse o palestrante com mais uma série de questionamentos. “O meu cliente consegue viver de experiência diferenciada na minha loja fisica? Sua loja tem uma identidade? Sua marca condiz com a identidade da sua loja? E seus funcionários se vestem com as cores da loja? Vocês pensaram no cheiro da sua loja?” “O empreendedor precisa estar atento se vai concentrar no físico ou digital. Alguns clientes vão a sua loja para viver experiências e depois compra na internet? Ou preferem comprar na loja física?”, disse Josimar. E assim foi durante o decorrer do bate-papo.

A preocupação de Caio César Ferreira, empresário do segmento de materiais para a construção civil, era sobre a dificuldade de contratação de funcionários. “Às vezes eles têm a técnica, mas não se adequam à rotina da loja”, explicou. O empresário também falou sobre a importância de delegar funções. “A gente não consegue fazer tudo sozinho. Tem que delegar funções se não você vai ser um funcionário dentro da sua própria empresa.”

A empresária Valdirene Chaves atua no ramo de moda praia e fitness

Valdirene Chaves atua no ramo de moda praia e fitness. A empresária parabenizou a iniciativa. “É bacana ouvir as ideias e aprender com os outros. O Josimar fez uma palestra que nos deu uma visão clara onde podemos buscar melhorias. Só temos a aprender com essas iniciativas. A pareceria Sebrae e CDL é importante para o crescimento da nossa cidade”, finalizou.

Danilo Vieira Félix é proprietário de uma loja de agropecuária e pontuou que antes de tentar inovar muito, o empreendedor tem que fazer o seu básico. “Se fizer o básico bem feito o empresário já tem um retorno muito positivo”, dusse. Posicionamento que o palestrante Josimar concordou: “Às vezes o básico bem feito é melhor do que a inovação sem planejamento”. Danilo também lembrou a importância de buscar inovação para a cidade. “Desenvolver novas ideias é a oportunidade de descobrir novos caminhos, buscando o melhor para o município, com um comércio fortalecido”, afirmou.

Jordana Assunção Queiroz, do ramo de roupas íntimas e esportivas: olhar diferente

Jordana Assunção Queiroz, proprietária de uma loja de roupas íntimas e esportivas, também avaliou a palestra e a troca de experiências como muito válidas. “A gente começa a ter um olhar diferente. E nos próximos encontros vamos convidar outras pessoas que vão complementar esse aprendizado. O evento veio para mostrar soluções e ajudar a entender os problemas. Só tenho a agradecer”, disse.

Diante dos retornos positivos à iniciativa, os organizadores do café anunciaram que em breve agendarão outras palestras.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

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Fonte: go.agenciasebrae.com.br

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