Bariani Ortencio morre aos 100 anos de idade

Por Milkylenne Cardoso
4 Min Read

Waldomiro Bariani Ortencio completou a sua centenária jornada e resolveu nos deixar, fisicamente, nesta última sexta-feira, 15 de dezembro. De 1923 a 2023, Bariani construiu a sua história na literatura, no folclore, na música, no esporte, enfim, nas artes, inclusive na de cultivar amigos, cuidar da família e ser admirado por todos.

O Paulistinha, que se tornou um devoto da nossa goianidade, foi um dos maiores propagadores da cultura e do folclore do estado de Goiás. Sua imensa obra alcança gerações e se perpetua por seu importante conteúdo, o qual leva conhecimento e orgulho para todos aqueles que sabem o que é viver no Brasil Central.

Em nota de pesar o governador Ronaldo Caiado diz que a história de Goiás perdeu hoje um dos seus gigantes. Gracinha e eu recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de Bariani Ortencio, aos 100 anos.

É impossível contar a história do nosso estado sem passar por suas palavras, pelos causos e pelo imenso repertório cultural que ele guardava e pôde compartilhar em suas obras.

Extremo conhecedor da nossa cultura e do nosso folclore, Bariani é o retrato do nosso estado. Multifacetado, foi escritor, professor, empresário, jogador de futebol, amante da música e da culinária goiana.

Neste momento de imensa dor, estamos juntos em oração para que Deus conceda a familiares e amigos todo o consolo. Nossos sinceros sentimentos.

Já o prefeito de Goiânia Rogério Cruz e sua esposa a 1ª dama da capital Thelma Cruz em nota disse que é com tristeza e pesar que eu e minha família lamentamos o falecimento de Bariani Ortêncio, um dos mais ilustres e respeitados nomes da cultura goiana, ocorrido nesta sexta-feira (15/12), aos 100 anos de idade.

Waldomiro Bariani Ortêncio dedicou sua vida à preservação e divulgação da cultura e do folclore goianos. Tendo completado um século de vida em julho deste ano, ele deixa um legado inestimável para a cultura de nosso estado e para o Brasil.

Autor de livros, foi uma voz ativa na pesquisa e na promoção das tradições de Goiás. Além de sua notável carreira literária, também se dedicou ao empreendedorismo, produção musical e futebol, mostrando sua versatilidade e paixão por diferentes áreas.

Neste momento de luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à família de Bariani Ortêncio, aos familiares, amigos e a todos que admiravam seu trabalho e sua contribuição à cultura. Sua memória e suas obras permanecerão vivas, inspirando gerações futuras.

O secretário municipal de Comunicação de Cristalina Eliezer Bispo, escreveu em.sua rede social sobre Bariani das poucas vezes que tive com ele, ficará para sempre no meu coração a recepção que me foi oferecida em sua casa, no mês de fevereiro de 2019. Naquele dia 15, diferentemente do dia do lançamento do seu livro “reminiscências”, quando dezenas de pessoas estavam em sua residência para o importante acontecimento cultural, eu estava frente a frente com ele, sozinhos, para um bate papo inesquecível, que durou cerca de duas horas.

Hoje eu só tenho a agradecer pela oportunidade que tive de conhecê-lo e dizer que o céu está mais feliz, porque se torna ser de luz um dos maiores nomes da história de Goiás em todos os tempos.Descanse em paz, ícone.



Fonte: sdnews.com.br

Share This Article