Avenida Terceira Radial, no Setor Pedro Ludovico, é totalmente bloqueada para retirada de materiais inservíveis e lixo, nesta quarta-feira (15/06)

Por Milkylenne Cardoso
3 Min Read

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP), apoia a realização da Liga Internacional de Basquete de Rua (Liibra), campeonato de basquete de rua do Brasil organizado pela Central Única das Favelas (Cufa-GO). Os primeiros jogos da competição têm início nesta quinta-feira (16/06), na Praça do Avião, no Setor Aeroporto.

O evento volta a ser disputado em Goiânia após 13 anos. O incentivo à realização se dá por meio do empenho de emenda impositiva parlamentar do vereador Romário Policarpo. O recurso, encaminhado à Cufa, possibilitará execução do projeto e eventos do calendário preestabelecido.

Esta edição conta com 24 equipes, 17 masculinas e sete femininas. Além dos jogos, na quinta-feira (16/06) haverá apresentações artísticas e culturais. As finais estão marcadas para o dia 9 de julho na Praça do Trabalhador, no Setor Central, que contará com participações especiais, como o rapper MV Bill.

No sábado (11/06), na faculdade Universo, aconteceu a abertura oficial e o sorteio dos grupos. O evento contou com a participação e apresentação de todos os elementos do basquete de rua: hip hop, grafite, break dance, MCs e DJs. Ao todo, foram sorteados quatro grupos da categoria masculino e dois grupos do feminino.

Liibra
É um basquete de rua, conhecido também como “basquete-arte”, onde uma equipe é formada por três jogadores, e marcado por jogadas com diferenciadas dinâmicas de jogo. A partida não se prende às regras convencionais, tendo suas próprias, e pontuações que vão além das cestas, gerando, também, pontos por jogadas, dribles e enterradas.

Dentro das linhas que definem a quadra, a liberdade de criar jogadas é o que mais conta. Os árbitros e jurados são treinados, e precisam ficar atentos para contar cada ponto, de acordo com o que o jogo vai acontecendo.

Para o secretário dos Esportes de Goiânia, Álvaro Alexandre, a competição é uma referência do que é o esporte. “O esporte é uma grande ferramenta a ser utilizada para promover a autoestima das pessoas. Uma competição como essa nos mostra como é fundamental para população esta modalidade em Goiânia. Um esporte que integra, que busca educar, incluir pessoas, e unir gêneros como música, cultura, artistas em prol dos cidadãos goianienses. Me sinto privilegiado por poder presenciar isso em nossa cidade”, afirma.

Calendário:
11/06 – Lançamento/Congresso Técnico/Sorteio das Chaves
16/06 – Cerimônia de Abertura dos Jogos e 1° Rodada
18/06 – Finalização da 1° Fase
25/06 – Fases Eliminatórias – Quartas e Semifinais
09/07 – Finais e Show de Encerramento

Fonte: SMESP

Share This Article