Anicuns a cerca de 130 km de Goiânia, investiu neste ano na iluminação natalina como forma de atrair visitantes de várias cidades da região e com isso movimentar o turismo e, consequentemente, fomentar o comércio local.
Foi realizado um grande investimento por parte da administração municipal na iluminação por toda a cidade, com o objetivo de trabalhar a consciência da sustentabilidade, com a criação da arvore de Natal com essa temática, exposição de artes e painéis decorativos. Também é possível destacar a Casa do Papai Noel, que ganhou dimensão especial, com decoração inspirada no Cerrado goiano e ainda o envolvimento de artesãos locais. Outro destaque do Natal em Anicuns é o presépio em tamanho real que chama bastante atenção e está fixado na praça da Igreja Matriz, além de uma bela iluminação no local.
A Casa do Papai Noel em Anicuns foi criada dentro do Plano Municipal de Turismo, desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Sebrae dentro do Programa Cidade Empreendedora. Por isso mesmo todo o esforço foi voltado a fazer algo que fosse uma verdadeira atração para os cidadãos locais e para os visitantes. Para o prefeito Paulo César José do Nascimento (Paulinho do Barreirão), tudo foi pensado de forma que pudesse dar oportunidade para várias pessoas, como, por exemplo os artesãos da cidade, e até o pessoal que se envolve na instalação. Ainda segundo o prefeito, a cada ano a decoração natalina da cidade evolui mais, e este foi um grande salto.
Após a inauguração da iluminação da cidade, foi lançado, no último dia 15, o Plano Municipal de Turismo de Anicuns, que tem como objetivo trabalhar para redimensionar as potencialidades da região, com metas a serem cumpridas pelo município. Foram realizadas várias reuniões, estudos e planejamento, exposição de ideias e discussões, em um processo de meses que teve participação ativa do Sebrae. O desafio principal é tirar do papel toda as estratégias pensadas para o turismo da cidade. Para isso, se faz necessário transformar o plano em política pública, de forma que ele possa ser viabilizado e não se perca entre mandatos e gestões, para que o turismo realmente se efetive como um importante instrumento de desenvolvimento socioeconômico e ambiental.
O prefeito Paulo César José do Nascimento destacou que todo esse esforço tem como foco o desenvolvimento da cidade, o fortalecimento do comércio e a qualidade de vida das pessoas. “O Plano Municipal de Turismo é um instrumento de planejamento que tem como objetivo nortear as ações dos municípios”, destaca o prefeito.
Já o gerente Regional Oeste do Sebrae, Flávio Vilhalba, destaca que a entrega do plano na cidade tem como missão ser um planejamento e direcionamento de esforços de captação de recursos, porque nele fica explícito o que a cidade tem atualmente, onde ela pretende chegar e principalmente quais os meios para alcançar esse desenvolvimento econômico através do turismo. “Sem dúvida nenhuma é uma ferramenta importantíssima, que os administradores devem utilizar, e no caso de Anicuns já saem na frente”, diz. Flávio também ressalta que atualmente somente duas cidades no Oeste Goiano executa o plano de forma correta com a metodologia que permite ao prefeito ter o verdadeiro conhecimento do potencial turístico do município e também dos possíveis investimento que serão captados através do envolvimento do comércio local, gerando mais empregos e atrair investidores.
O turismo é um tipo de economia que verdadeiramente traz recursos novos para o município, e esse eixo é trabalhado dentro do Programa Cidade Empreendedora no eixo turismo, sendo uma das prioridades da cidade, que, além do plano, também definiu cinco atrativos turísticos que o visitante pode usufruir.
Informações para a imprensa:
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Renato Borges – (64) 99307-8861
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn