Alunos do 1º ao 5º ano recebem kits para aulas de robótica

Por Milkylenne Cardoso
3 Min Read

Os mais de 32 mil alunos da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia matriculados em turmas de 1º ao 5º ano terão aulas de robótica inseridas no currículo escolar a partir deste ano letivo. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) criou o projeto “Aprendendo com Robótica: uma Aventura Divertida”. O lançamento, que ocorreu entre 14 e 16h desta segunda-feira, 21, no piso 2 do Aparecida Shopping, foi feito pelo prefeito Gustavo Mendanha e pelo secretário de Educação, professor Divino Gustavo.

De acordo com a SME, o projeto “Aprendendo com Robótica: uma Aventura Divertida” é, na verdade, um programa de iniciação e de universalização do ensino de robótica nas escolas da rede municipal, voltado exclusivamente para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo estimular o desenvolvimento do ensino e aprendizagem e promover a cultura digital. “É um projeto de iniciação ao pensamento robótico, que será trabalhado numa perspectiva didática e interdisciplinar”, adiantou o secretário de Educação, professor Divino Gustavo.

Para viabilizar o projeto nas escolas do Município e assegurar a participação global dos estudantes, a Prefeitura realizou investimentos de aproximadamente 30 milhões de reais na aquisição de material didático, em cursos de formação para professores e também na compra de kits do projeto Maluquinho por Robótica. De acordo com sua etapa escolar, cada aluno das séries de 1º ao 5º ano receberá um kit para ser utilizado por ele durante a realização das tarefas propostas para serem executadas tanto em sala de aula quanto em casa.

O projeto será executado pelos docentes das escolas, que reservarão para a aula de robótica uma aula por semana. O acompanhamento e a orientação aos professores estará a cargo da equipe da Superintendência de Inovação e Tecnologias Educacionais (SITED) da SME. “É um projeto interdisciplinar e será mais uma ferramenta pedagógica que irá auxiliar na aprendizagem dos conteúdos curriculares”, afirmou o superintendente de Inovação e Tecnologias Educacionais da SME, professor Luciano Fernandes.

A aluna Leila Sueli, 06 anos, estudante do primeiro ano, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, estava empolgada com a ideia de montar seu próprio robô, e mostrar para seus irmãos. “Estou feliz de poder fazer meu brinquedo, sei que vou gostar muito destas aulas”

 

Foto – Enio Medeiros

Fonte: Secom – Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Share This Article