Alerta de saúde: uso de telas pode estar associado ao aumento dos casos de miopia infantil

Por Milkylenne Cardoso
3 Min Read

Em alguns casos, a doença está relacionada a outras condições que causam a perda total da visão

Opção de tela é o que não falta: televisão, tablet, computador, celular, videogame e outras que, se somadas, têm sido bastante prejudiciais para as crianças. Um relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revelou que a exposição a esse tipo de dispositivo pode estar associada a problemas visuais. Segundo o levantamento, de 2020 até o ano passado, houve um aumento de 70% de casos de miopia em pacientes com idade entre 0 e 19 anos.

Esse aumento é significativo e preocupante já que a alta miopia, superior a 5 graus, pode favorecer o aparecimento de complicações que podem levar à perda completa da visão. Situação que começa a se desencadear na infância com atividades aparentemente inofensivas, como explica a oftalmologista do Hospital de Olhos de Palmas, Dra. Millane Santos. “O fato das pessoas, em especial as crianças e adolescentes, passarem cada vez mais tempo fazendo esforço acomodativo para perto, ao ficar olhando para um ponto tão próximo dos olhos, pode intensificar o crescimento do globo ocular, o que pode resultar na miopia e na sua progressão”, alerta a médica.

Para quem se pergunta se é hora de cortar as telas da criançada, talvez não seja preciso. “Até os dois anos de idade, as telas não são recomendadas e dos dois aos quatro anos o consumo deve ser de cerca de trinta minutos. Já a partir dos cinco anos, o recomendável é o uso por até uma hora. Tão importante quanto o tempo de exposição é a forma como é feita; o ideal é que esse período de exposição seja intervalado, evitando longos períodos contínuos do uso da tela”, explica a especialista.

Vale lembrar ainda que a miopia não é o único problema visual que pode ser causado pelo excesso de telas. A síndrome do olho seco e a fadiga ocular também são exemplos de possíveis consequências das telas para a saúde oftalmológica. Para a preservação da visão, o ideal é que as crianças realizem atividades ao ar livre e diversas, deixando as telas para momentos mais raros. Além disso, é importante buscar ajuda de um médico sempre que os pequenos apresentarem sintomas como olhos vermelhos, coceira frequente, necessidade de piscar constantemente ou de ficar muito próximo às telas para enxergar.



Fonte: sdnews.com.br

Share This Article