Aço verde é carro chefe para ganhar mercado internacional, diz Haddad | Brasil

Por Milkylenne Cardoso
2 Min Read

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que “o aço verde deve ser o nosso carro chefe para ganhar mercado internacional”. A afirmação foi feita em reunião aberta no Palácio do Planalto com representantes da indústria siderúrgica.

“Vamos ser mais competitivos se mirarmos na questão verde”, disse.

Haddad afirmou que tem “certeza que o consumo de aço” no Brasil “vai aumentar muito”. “Temos todas as condições de elevar isso junto com a produção de carros e [as medidas apresentadas para] recebíveis imobiliários”, disse, afirmando que “todos os setores estão animados com o incremento da produção”.

Ele elogiou a implantação no mês passado pelo governo federal de cotas de importação para 11 produtos de aço, afirmando que a medida “faz muito bem ao impedir a concorrência desleal”. De acordo com Haddad, “os países centrais são os mais protecionistas do mundo” e “liquidaram com” a Organização Mundial do Comércio (OMC).

“Não podemos sofrer ameaça de uma concorrência externa que não se justifica”, disse, afirmando que “muitas vezes o preço vendido aqui não paga a matéria prima”. “Como alguém pode vender aço mais barato que ferro?”, disse.

Sobre medidas como a implantação de cotas, o ministro da Fazenda disse que “não se trata de adotar dogmas, sem olhar para o comportamento dos nossos parceiros”. Ele também defendeu que “tem que se combinar [taxação de importação] com outras ferramentas para a gente ganhar mercado”.

O ministro da Fazenda ainda disse que a “indústria do seguro é muito importante para dar suporte à manufatura”.

Por fim, afirmou que “nosso mercado interno vai crescer”, mas que também “podemos ambicionar mais aqui na América do Sul”.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad — Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Fonte: valor.globo.com

Share This Article