Os Estados Unidos possuem relatórios de inteligência mostrando que a Rússia tem um plano para fabricar um pretexto para invadir a Ucrânia, disse o Pentágono nesta quinta-feira (03/02).
A Rússia reuniu dezenas de milhares de soldados na fronteira com a Ucrânia, mas nega que esteja planejando invadir o país. Em vez disso, Moscou acusou os Estados Unidos de elevar as tensões ao enviar mais soldados à região para reforçar o flanco leste da Otan.
O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse a jornalistas que havia provas de que o Kremlin havia desenvolvido uma trama para filmar um ataque falso de militares da Ucrânia “contra o território soberano russo, ou contra pessoas que falam o idioma russo”.
“Como parte deste ataque falso, acreditamos que a Rússia produziria um vídeo de propaganda com imagens fortes, incluindo cadáveres e atores que representariam pessoas em luto e imagens de locais destruídos”, para justificar uma invasão, disse Kirby.
A suposta operação foi revelada em relatórios de inteligência não confidenciais compartilhados com funcionários ucranianos e aliados europeus.
“Já vimos esse tipo de ação dos russos no passado, e acreditamos ser importante que, quando vemos isso dessa forma, e podemos ver, a denunciemos”, disse Kirby.
“Nossa experiência é de que muito pouco disso não é aprovado pelos níveis mais altos do governo russo”, acrescentou.
Informações: DW Brasil