A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), apresenta uma programação especial e gratuita em comemoração aos 91 anos da cidade. A programação no dia 21, com sessões às 19h30 e às 21h30 no CineX do Oscar Niemeyer, do pré-lançamento exclusivo para Goiânia do longa metragem nacional “O voo do Anjo”, filme resultado de um projeto vencedor no edital de audiovisual em 2023 da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Goiânia. O filme é protagonizado por Othon Bastos e Emílio Orciollo Netto e estreia oficialmente no dia 24 de outubro nos cinemas de todo Brasil.
Concerto com Orquestra
Na quarta-feira(23/10) a programação conta com o concerto “Aniversário de Goiânia”, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Goiânia e pelo Coro Sinfônico, sob regência da maestra Katarine Araújo, às 20h, no Teatro Goiânia. No repertório, arranjos especiais que prometem emocionar a plateia.
Desfile Cívico 24 de Outubro
O tradicional desfile cívico acontece na quinta-feira (24/10), a partir das 8h, na Avenida 24 de Outubro, com a presença de autoridades municipais e estaduais e integrantes da Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Técnica Científica, Guarda Civil Metropolitana e SAMU.
Exposições artísticas
O Museu de Arte de Goiânia (MAG), no Bosque dos Buritis, segue com a exposição “Césio 137: Você se lembra?”, com visitação gratuita até 1º de dezembro, de terça-feira a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h; sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.
A exposição conta com obras de Siron Franco, que registrou o Césio 137 por meio de uma série impressionante de pinturas, gravuras, desenhos, cerâmica se esculturas. Juntamente com as obras de Siron, o museu também exibe o material foto jornalístico da época pertencente ao arquivo de O Popular, que reportou o episódio em uma sequência de imagens que retratam o drama vivenciado pelas vítimas do Césio 137.
No Museu Frei Confaloni os goianienses contam com a exposição “Trilhos da Memória”, que conta a história da Antiga Estação Ferroviária e a exposição “Frei Confaloni”, com fotos e relatos antigos sobre a história e trajetória de vida do frei que dá nome ao museu. Horários de visitação também são de terça-feira a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h; sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura