O Partido Republicano dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira (8) um programa de governo que inclui realizar a maior deportação de migrantes da história do país, caso seu candidato, Donald Trump, vença as eleições de 5 de novembro.
O Comitê Nacional Republicano (RNC) aprovou um programa de 20 pontos para um eventual segundo mandato de Trump, que será formalmente nomeado pelo partido durante a convenção que será realizada na próxima semana em Milwaukee (estado de Wisconsin).
A lista, que adota a retórica anti-imigração ilegal de Trump, propõe “deter a invasão de migrantes” nos EUA e “realizar a maior operação de deportação da história” do país.
O programa político também prevê “acabar com a inflação” e tornar os EUA uma potência energética global.
Em relação à política externa, o plano de Trump, caso retorne à Casa Branca, é “evitar a Terceira Guerra Mundial, restaurar a paz na Europa e no Oriente Médio”.
Ele também propõe construir “um grande escudo de defesa antimísseis” nos EUA, no estilo do Domo de Ferro de Israel, e “deportar radicais pró-Hamas” que participam de protestos em universidades.
Ele também propõe “reprimir os cartéis de drogas estrangeiros e esmagar a violência das gangues” e modernizar as Forças Armadas dos EUA para torná-las “as mais fortes e poderosas do mundo”.
A proposta econômica é manter o dólar como a principal moeda do mundo e evitar cortes no programa de saúde Medicare.
Trump venceu as primárias republicanas, embora não possa ser considerado oficialmente o candidato do partido até a Convenção Nacional Republicana, que vai acontecer de 15 a 18 de julho, em Milwaukee.