O atual primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, anunciou, na tarde deste domingo (07), que deixará o cargo na segunda-feira (08). A decisão foi anunciada pouco depois da divulgação das projeções iniciais das eleições legislativas no país, que apontam o partido de esquerda, Nova Frente Popular, deve conquistar a maior bancada no Parlamento francês.
Segundo as projeções, a Nova Frente Popular deve ter entre 172 e 192 cadeiras na Assembleia Nacional, enquanto a aliança Juntos, de Emmanuel Macron, terá entre 150 e 170 cadeiras.
O Reagrupamento Nacional, que esperava ter a maioria absoluta após o bom desempenho no primeiro turno, ficará com entre 132 e 152 — o número inclui membros do partido O Republicanos que seguiram o pedido do contestado presidente da sigla, Eric Ciotti, para unirem forças com a extrema direita.
O partido, por si só, terá entre 57 e 67 cadeiras, apontam as projeções. Após projeções iniciais, Jean-Luc Mélenchon, líder do partido A França Insubmissa, disse que esquerda estava pronta para governar e pediu a saída do premier.